Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97399
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva junto da turma E do 9º ano, no ano letivo 2020/2021 : a perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores estagiários de educação física e as respetivas turmas da Escola Básica Marquês de Marialva
Other Titles: TEACHER TRAINNING REPORT DEVELOPED AT THE ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA WITH THE 9TH E CLASS, IN THE 2020/2021 SCHOOL YEAR: THE PERCEPTION OF THE PEDAGOGICAL INTERVENTION OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS AND THE RESPECTIVE CLASSES OF THE ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA".
Authors: Dias, Bruno Daniel Silva
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Physical Education; Pedagogical training; Pedagogical intervention; Perception; Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Perceção
Issue Date: 10-Dec-2021
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA JUNTO DA TURMA E DO 9º ANO, NO ANO LETIVO 2020/2021 : A PERCEÇÃO SOBRE A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS RESPETIVAS TURMAS DA ESCOLA BÁSICA MARQUÊS DE MARIALVA
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra
Abstract: The Teacher Trainning report critically describes and analyzes the pedagogical path of a Physical Education Trainee Teacher during the pedagogical internship. The teacher was inserted in the real practical context, being able to apply the knowledge acquired in supervised teaching practice. This moment corresponds to the end of a stage of academic life and represents the knowledge and pedagogical skills acquired in a real context. The pedagogical internship symbolizes the completion of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sports Science and Physical Education at the University of Coimbra. The pedagogical internship took place at the Escola Básica Marquês de Marialva, with the 9thE class, in the 2020/2021 school year.This document reflects on the difficulties that exist throughout the school year in the various tasks, intended objectives, achieved goals and used strategies. This reflective role is highly important for better decision-making, efficiency in the strategies used, in the values transmitted, always with the aim of improving the quality of teaching and at the same time promoting the growth and success of students.This document is subdivided into three parts. The first refers to the contextualization of the practice developed, regarding my initial expectations and the training objectives for the Pedagogical Internship. The second part is intended for a reflective analysis on the pedagogical practice and the justification of the options taken in the teaching-learning process. In the last part, there is a deepening of a problem-theme, which was worked on throughout the school year, entitled "the perception of the pedagogical intervention of physical education teachers and the respective classes of the Escola Básica Marquês de Marialva".
O relatório de estágio descreve e analisa de forma crítica o percurso pedagógico de um professor estagiário de Educação Física durante a realização do estágio pedagógico. O professor foi inserido no contexto prático real podendo aplicar os conhecimentos adquiridos na prática docente supervisionada. Este momento corresponde ao término de uma etapa da vida académica e representa o conhecimento e as competências pedagógicas adquiridas em contexto real. O estágio pedagógico simboliza a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio pedagógico teve lugar na Escola Básica Marquês de Marialva, junto da turma 9ºE, no ano letivo 2020/2021. O documento tem contém a reflexão das dificuldades existentes ao longo do ano letivo nas diversas tarefas, objetivos pretendidos, metas alcançadas e estratégias utilizadas. Este papel reflexivo é de elevada importância para melhores tomadas de decisão, eficiência nas estratégias utilizadas, nos valores transmitidos, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino e ao mesmo tempo promover o crescimento e sucesso dos alunos.Este documento encontra-se subdividido em três partes. A primeira é referente à contextualização da prática desenvolvida, relativamente às minhas expetativas iniciais e aos objetivos de formação para o estágio pedagógico. A segunda parte está destinada a uma análise reflexiva sobre a prática pedagógica e a justificação das opções tomadas no processo ensino-aprendizagem. A última parte corresponde ao aprofundamento do tema-problema, que foi trabalhado ao longo do ano letivo, com o título “a perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores estagiários de educação física e as respetivas turmas da escola básica marquês de marialva”.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97399
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2021_Bruno_Dias.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

39
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

27
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons