Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97398
Title: Relatório de estágio pedagógico, desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 10.ºB, no ano letivo 2020/2021
Other Titles: Teacher Training Report, held at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, during the school year 2020/2021, with class B from the tenth year of schooling.
Authors: Rodrigues, Mariana Inês Nogueira
Orientador: Rosa, Bruno da Cunha Luís de Avelar
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Motivação; Confinamento; Nível de Escolaridade; Teacher training; Physical Education; Motivation; Covid-19 Lockdown; Level of Education
Issue Date: 13-Jul-2021
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES, JUNTO DA TURMA DO 10.ºB, NO ANO LETIVO 2020/2021
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente Relatório de Estágio está inserido na unidade curricular Relatório de Estágio, pertencente ao 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento tem como objetivo relatar o resultado da experiência profissional, bem como acontecimentos e vivências experienciadas ao longo do Estágio Pedagógico, efetuado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no ano letivo de 2020/2021, com a turma B do décimo ano de escolaridade. O Estágio Pedagógico representa o pináculo da nossa formação académica, sendo este o momento em que temos a oportunidade de colocar em prática todos os ensinamentos que fomos adquirindo e que nos foram transmitidos ao longo do nosso percurso académico, em contexto real de ensino, e de nos munirmos de ferramentas essenciais que nos irão ajudar futuramente como docentes de Educação Física. O presente documento encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro diz respeito à contextualização da prática desenvolvida, durante o qual refiro as expetativas iniciais, o projeto formativo e a caracterização do contexto. O segundo é referente à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, onde reflito aprofundadamente acerca das várias áreas integrantes do Estágio Pedagógico, sendo elas as atividades de ensino-aprendizagem, a organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional. Para além disso, abordarei toda a minha experiência relativa à modalidade de Ensino à Distância. O terceiro e último capítulo é alusivo ao aprofundamento do Tema-Problema, caracterizado pelo “Efeito do Confinamento na Motivação dos Alunos para a Prática de Educação Física”, aplicado em dois momentos, antes do confinamento e após o confinamento, com o objetivo de perceber o seu efeito na motivação dos alunos do décimo e décimo segundo anos face à Educação Física.
This Teacher Training Report is part of the curricular unit “Pedagogical Report”, belonging to the 2nd year of the Master's Degree in Teaching Physical Education for the Basic and Secondary years, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This document aims to report the result of a professional experience, as well as events and experiences lived throughout the Teacher Training, held at the Basic and Secondary School of Quinta das Flores, during the school year 2020/2021, with class B from the tenth year of schooling.The Teacher training represents the pinnacle of our academic training, this being the moment when we have the opportunity to put into practice all teachings that we have been acquiring and that have been transmitted to us throughout our academic path, in a real teaching context, and equipping ourselves with essential tools that will help us in the future as teachers of Physical Education. This document is divided into three chapters. The first concerns the contextualization of the practice developed, during which I refer to the initial expectations, the training project and the characterization of the context. The second refers to the reflective analysis on pedagogical practice, where I reflect in depth on the various areas that are part of the Pedagogical Internship, namely the teaching-learning activities, school organization and management, educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude . In addition, I will cover all my experience related to the Distance Learning modality. The third and last chapter refers to the deepening of the Theme-Problem, characterized by the "Effect of Covid-19 Lockdown on the Motivation of Students to Practice Physical Education", applied in two phases, before lockdown and after lockdown, with the aim of understanding its effect on the motivation of tenth and twelfth year students towards Physical Education.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97398
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2021_Mariana_Rodrigues.pdf4.28 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

43
checked on May 8, 2024

Download(s)

35
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons