Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97396
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – Empregado de Restaurante/Bar no ano letivo de 2020/2021: O Ensino da Educação Física através da aplicação do Modelo de Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal e Social a jovens privados de liberdade
Other Titles: Pedagogical Internship Report developed at the Centro Educativo dos Olivais with the B3 class – Restaurant/Bar Employee in the 2020/2021 school year: The Teaching of Physical Education through the Application of the Personal and Social Responsibility Development Mode, to young people deprived of liberty
Authors: Soares, Ana Sofia de Matos
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Modelo de Desenvolvimento de Responsabilidade Pessoal e Social; Jovens Privados de Liberdade; Teacher Training; Physical Education; Personal and Social Responsibility Development Model; Youth Deprived of Liberty
Issue Date: 19-Nov-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Centro Educativo dos Olivais junto da turma B3 – Empregado de Restaurante/Bar no ano letivo de 2020/2021: O Ensino da Educação Física através da aplicação do Modelo de Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal e Social a jovens privados de liberdade
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O Estágio Pedagógico consiste na primeira situação pedagógica real como docente, tendo o mesmo sido desenvolvido junto da turma de Empregado de Restaurante e Bar, do 3º Ciclo do Ensino Básico (B3 – ERB) do Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra. Assim, o presente documento consiste num Relatório de Estágio, integrado no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este relatório é o término do Estágio Pedagógico, sendo que pretende descrever a prática pedagógica realizada ao longo de todo o Estágio (vivências, aprendizagens, estratégias, entre outros), estando dividido em três capítulos: I – Contextualização da Prática; II – Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica, e; III – Aprofundamento do Tema-Problema. O Tema-Problema é alusivo ao tema “O Ensino da Educação Física através da aplicação do Modelo de Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal e Social a jovens privados de liberdade”, sendo este uma experiência pedagógica centrada na análise da aplicabilidade do modelo nas aulas de Educação Física no Centro Educativo dos Olivais. Tratando-se de jovens em privação de liberdade, cujos valores, comportamentos e atitudes, tanto sociais como pessoais, se apresentam desvirtuados, a aplicação do Modelo de Desenvolvimento de Responsabilidade Pessoal e Social nas aulas de Educação Física revelou ser um instrumento de ensino eficiente para que os jovens adquiram e transponham os valores para o seu dia-a-dia no Centro Educativo dos Olivais.
The Teacher Training is the first real pedagogical situation as a teacher, having been developed with the Restaurant and Bar Employee class, from the 3rd Cycle of Basic Education (B3 – ERB) at Centro Educativo dos Olivais, in Coimbra. Thus, this document consists of an Internship Report, integrated in the syllabus of the master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. This report is the end of the Pedagogical Internship, and it intends to describe the pedagogical practice carried out throughout the Internship (experiences, learning, strategies, among others), being divided into three chapters: I – Contextualization of Practice; II – Reflective Analysis on Pedagogical Practice; III – Deepening the Theme-Problem. The Problem-Theme refers to the theme "The teaching of Physical Education through the application of the Personal and Social Responsibility Development Model to young people deprived of liberty", which is a pedagogical experience centered on the analysis of the applicability of the model in Physical Education classes at the Centro Educativo dos Olivais. In the case of young people in deprivation of liberty, whose values, behaviors, and attitudes, both social and personal, are distorted, the application of Personal and Social Responsibility Development Model in Physical Education classes proved to be an efficient teaching tool for young people to acquire and transpose the values for your day-to-day at the Centro Educativo dos Olivais.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97396
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
RELATÓRIO_ESTÁGIO_ANASOARES.pdf1.87 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

86
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

61
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons