Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97383
Title: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Marquês de Marialva, Cantanhede Ano Letivo de 2020/2021 A Perceção sobre a Intervenção Pedagóca dos Professores nas Aulas de Educação Física e dos Respetivos Alunos do 3.º Ciclo da Escola Básica Marquês de Marialva, Cantanhede: Comparação Comprarativo Enentre Géneros
Other Titles: Report of Teacher Training Developed at the Marquês de Marialva Basic School, Cantanhede School Year 2020/2021 The Perception of the Pedagogical Intervention of Teachers in Physical Education Classes and their Students from the 3rd Cycle of Basic School Marquês de Marialva, Cantanhede: Comparison of Buying and Teaching between genders
Authors: Buco, Pedro José Monteiro
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Perceção; Prática Pedagógica; Physical Education; Teacher Training; Perception; Pedagogical Practice
Issue Date: 7-Jul-2021
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Marquês de Marialva, Cantanhede Ano Letivo de 2020/2021 A Perceção sobre a Intervenção Pedagóca dos Professores nas Aulas de Educação Física e dos Respetivos Alunos do 3.º Ciclo da Escola Básica Marquês de Marialva, Cantanhede: Comparação Comprarativo Enentre Géneros
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O relatório é representativo de todo o percurso do Estágio Pedagógico, realizado no ano letivo 2020/2021. O Estágio Pedagógico é o culminar de vários anos de formação académica, que resulta no transitar de aluno para docente. Representa também a conclusão do Mestrado em Ensino em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e foi desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva, Cantanhede com a turma 9.º A. Este momento é de máxima importancia para a formação enquanto professores, visto que estivemos a trabalhar em contexto real. Este documento tem como principal objetivo exibir o processo de desenvolvimento do Estágio Pedagógico, englobando assim as decisões tomadas, as estratégias selecionadas, o planeamento, as tarefas, as reflexões e as avaliações de forma a privilegiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, melhorando também os meus conhecimentos e competências enquanto futuro professor. O presente documento encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro diz respeito à caracterização do contexto da prática pedagógica; o segundo encontra-se subdividido em quatro áreas - atividades de ensino aprendizagem, atividades de organização de gestão escolar, projetos e parcerias educativas e a atitude ética-profissional; o terceiro e último capítulo é referente a um estudo de investigação desenvolvido ao longo do ano letivo através do qual se procurou estudar a intervenção pedagógica do docente de educação física com base na perceção de professores e respetivos alunos.
The report is the representation of the entire course of the Teacher Training, carried out in the academic year 2020/2021. The Teacher Training is the culmination of several years of academic training, which results in the transition from student to teacher. It also represents the completion of the Master's in Teaching in Physical Education in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra and it was developed at the Basic School Marquês de Marialva, Cantanhede with the 9th class A. This moment is of maximum for our training as teachers, since we were working in a real context. This document has as main objective to show the development of process of Teacher Training, thus encompassing all the decisions made, the selected strategies, the planning, the tasks, the reflections and the evaluations in order to privilege the teaching-learning process of the students, improving also my knowledge and skills as a future teacher.This document is divided into three chapters: the first concerns the characterization of the context of pedagogical practice; the second is subdivided into four areas - teaching and learning activities, school management organization activities, educational projects and partnerships and the ethical-professional attitude; the third and last chapter refers to a research study developed over the school year through which it sought to study the pedagogical intervention of the Physical Education teacher based on the perception of teachers and their students.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97383
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório_Estágio_PedroBuco.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

64
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

51
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons