Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97382
Title: Análise das Competências Psicológicas utilizadas em Treino e Competição na Modalidade de Basquetebol
Other Titles: Analysis of the Psychological Skills Used in Training and Competition in Basketball
Authors: Lucena, Rita de Oliveira Corte-real
Orientador: Sarmento, Hugo Miguel Borges
Ferreira, José Pedro Leitão
Keywords: Psicologia do Desporto; Habilidades Psicológicas; Performance Desportiva; Treino Psicológico; Basquetebol; Sports Psychology; Psychological Skills; Sports Performance; Mental Training; Basketball
Issue Date: 26-May-2021
Serial title, monograph or event: Análise das Competências Psicológicas utilizadas em Treino e Competição na Modalidade de Basquetebol
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Com este estudo pretendemos verificar a utilização das competências psicológicas em fun- ção dos anos de prática da modalidade e do nível competitivo, recorrendo a uma amostra de 69 atletas de basquetebol do género masculino, 31 pertencentes ao escalão sub-18 e 38 pertencentes ao escalão sénior, com pelo menos dois anos de prática da modalidade.Tendo em vista os objetivos traçados neste estudo, para avaliar a utilização das compe- tências psicológicas dos atletas de basquetebol, em treino e em competição, aplicamos a versão portuguesa traduzida e adaptada por Fonseca (2006) do Test of Performance Stra- tegies (TOPS) (Thomas, Murphy, & Hardy, 1999). A análise dos dados foi realizada através do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 25, aplicando o teste não paramétrico U de Mann-Whitney para comparar tendências centrais de duas amostras independentes.Os resultados obtidos permitiram concluir que a competência psicológica mais utilizada pelos atletas de basquetebol em treino foi a formulação de objetivos e em competição foi a ativação, as menos utilizadas foram o relaxamento em treino e o controlo emocional em competição.Relativamente à variável “anos de prática da modalidade”, ambos os grupos referiram uti- lizar mais a formulação de objetivos em treino e a ativação em competição. As competên- cias psicológicas menos utilizadas foram o relaxamento em treino e o controlo emocional em competição, não existindo diferenças significativas em função dos anos de prática da modalidade.Relativamente ao nível competitivo, verificaram-se diferenças significativas para a formula- ção de objetivos em treino, e para a visualização mental e automatização em competição. Os atletas de nível sénior mostraram recorrer mais à utilização destas competências psico- lógicas quando comparados com os atletas de nível sub-18. Em geral, foi possível verificar que os atletas com mais anos de prática recorreram mais às competências psicológicas quando comparados com os atletas com menos anos de prática.
The aim of this study was to assess the association between the use of psychological skills and the years of practice of the modality and the competitive level, in a sample of 69 men’s basketball athletes, 31 in the sub-18 and 38 in the senior level, all with at least two years of practice of the modality.To assess the use of the psychological skills of basketball athletes, in training and in com- petition, we applied the Portuguese version translated and adapted by Fonseca (2006) of the Test of Performance Strategies (TOPS) (Thomas, Murphy, & Hardy, 1999). The data analysis was performed using the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) soft- ware version 25, applying Mann-Whitney’s U non-parametric test to compare central trends of two independent samples.The results obtained showed that the most used psychological skill by basketball athletes, in training, was goal setting, and in competition was activation, while the least used were relaxation in training and emotional control in competition.For the ‘years of practice of modality’ variable, both groups referred to use more the goal setting in training and activation in competition. The least used psychological skills were relaxation in training, and emotional control in competition, with no statistically significant differences depending on the years of practice of the modality.In terms of the competitive level, statistically significant differences were observed for goal setting in training, and for imagery and automaticity in competition. Senior athletes showed a significant greater use of these psychological skills compared with sub-18 athletes. In general, there was evidence that athletes with more years of practice referred a greater use of psychological skills compared with athletes with fewer years of practice.
Description: Dissertação de Mestrado em Treino Desportivo para Crianças e Jovens apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/97382
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Versão_Final_Tese_Rita_Lucena.pdf992.36 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

74
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

51
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons