Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97380
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorRodrigues, João Rafael Costa Sousa-
dc.date.accessioned2022-01-24T23:00:19Z-
dc.date.available2022-01-24T23:00:19Z-
dc.date.issued2021-07-05-
dc.date.submitted2022-01-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97380-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractThe Internship Report presents the work developed during the Teaching Training, which aims to give students the opportunity to apply all the knowledge acquired during their academic training in a real context of teaching Physical Education, allowing the development of experience and professional, academic and personal skills.The Teaching Training arise as the conclusion stage of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, in the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, held at the Lima-de-Faria Secondary School, Cantanhede, with the class 9th LF1, in the academic year of 2020/2021.This document is organized into three chapters, in which the first presents the characterization of the school context, the second a reflection on the pedagogical intervention and the third the deepening of the theme-problem. In the first chapter, occurs the initial expectations and the contextualization of the pedagogical practice. The second chapter consists on a critical and reflective analysis of the pedagogical intervention, based on the planning, implementation and evaluation phases. Also in this chapter, a reflection is made on the activities carried out during the follow-up of the functions of Class Director, the educational projects and partnerships, the ethical-professional attitude, the dilemmatic issues and also the adjustments provoked by distance learning. The last chapter consists on the deepening of a problem theme that was developed throughout the school year, which aimed to investigate the pedagogical intervention of the Physical Education teacher by comparing teachers perception and their respective students.eng
dc.description.abstractO Relatório de Estágio apresenta o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico, o qual tem como propósito dar oportunidade aos estudantes de aplicarem todos os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação académica em contexto real de ensino da Educação Física, permitindo o desenvolvimento de experiências e das competências profissionais, académicas e pessoais.O Estágio Pedagógico surge como etapa de conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, realizado na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede, junto da turma 9º LF1, no ano letivo 2020/2021.Este documento está organizado em três capítulos, em que o primeiro apresenta a caracterização do contexto escolar, o segundo uma reflexão acerca da intervenção pedagógica e o terceiro o aprofundamento do tema-problema. No primeiro capítulo surgem as expectativas iniciais e a contextualização da prática pedagógica. O segundo capítulo consiste numa análise crítica e reflexiva da intervenção pedagógica, tendo como base as fases de planeamento, realização e avaliação. Ainda neste capítulo é feita uma reflexão sobre as atividades realizadas durante o acompanhamento das funções de Diretor de Turma, os projetos e parcerias educativas, a atitude ético-profissional, as questões dilemáticas e ainda dos ajustamentos do ensino à distância. O último capítulo consiste no aprofundamento de um tema problema que foi desenvolvido ao longo do ano letivo, que tinha como objetivo averiguar a intervenção pedagógica do docente de Educação Física através da comparação da perceção de professores e os respetivos alunos.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectIntervenção Pedagógicapor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectPerceçãopor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPedagogical Interventioneng
dc.subjectReflexioneng
dc.subjectPerceptioneng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no Ano Letivo 2020/2021por
dc.title.alternativePedagogical Internship Report Developed at the Lima-de-Faria Secondary School, Cantanhede in the 2020/2021 Academic Yeareng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Lima-de-Faria, Cantanhede no Ano Letivo 2020/2021por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202809374-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRodrigues, João Rafael Costa Sousa::0000-0002-0502-5640-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriPereira, Artur Manuel Romão-
uc.degree.elementojuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.degree.elementojuriMesquita, Maria Luísa Ferreira de-
uc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2021_João_Rodrigues_2016230585.pdf5.09 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons