Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97378
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorNeves, Andreia Filipa Viveiros-
dc.date.accessioned2022-01-24T23:00:18Z-
dc.date.available2022-01-24T23:00:18Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.date.submitted2022-01-24-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97378-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractThis report aims to present a reflective analysis about the pedagogical practice developed in Secondary School 3rd cycle D. Dinis, with the 7th grade class B, in the school year 2020/2021. In this way, it exposes the whole developed path, describing all the experiences and methodologies developed and acquired during this period, as well as the main difficulties and strategies adopted during the pedagogical internship, enhancing my success and development as a future professional of Physical Education. Three chapters are presented throughout this document. The first chapter presents a brief contextualisation of the practice developed. The second chapter presents the reflexive analysis of the pedagogical practice, being subdivided in four large areas: 1) the teaching-learning activities concerning the whole process of planning, implementation and evaluation; 2) the school organisation and management activities; 3) the educational projects and partnerships; 4) the ethical and professional attitude. Finally, in the third chapter, the theme-problem is analysed: "The learning in Physical Education in homogeneous and heterogeneous groups - effects on the motivation, measured by the Basic Psychological Needs Satisfaction (BPNS), of the students of the class of 7thB". The aim of this study was to analyse how the learning in Physical Education when acquired through homogeneous and heterogeneous working groups, presents or not, effects on the motivation of the students. The results pointed to a positive maintenance in the perception of students' NPBs, between applications. However, without statistically significant difference.eng
dc.description.abstractO presente relatório de estágio visa apresentar uma análise reflexiva acerca da prática pedagógica desenvolvida na Escola Secundária c/ 3º ciclo D. Dinis, junto da turma B do 7º ano, no ano letivo 2020/2021. Desta forma, expõe todo o percurso desenvolvido, descrevendo todas as vivências, experiências e metodologias desenvolvidas e adquiridas no decorrer deste período, assim como as principais dificuldades e estratégias adotadas no decorrer do estágio pedagógico, potenciando o meu sucesso e desenvolvimento enquanto futura profissional de Educação Física. No decorrer deste documento são apresentados três capítulos. No primeiro capítulo faz-se uma breve contextualização da prática desenvolvida. No segundo, apresenta-se a análise reflexiva sobre a prática pedagógica estando subdividido em quatro grandes áreas: 1) as atividades de E-A respeitantes a todo o processo de planeamento, realização e avaliação; 2) as atividades de organização e gestão escolar; 3) os projetos e parcerias educativas; 4) a atitude ética e profissional. Por fim, no terceiro capítulo surge o aprofundamento do tema-problema: “Prática em Grupos Homogéneos e Heterogéneos e Efeitos nas Necessidades Psicológicas Básicas.”. O objetivo deste estudo debruçou-se sobre a forma como a aprendizagem em Educação Física quando adquirida através de grupos de trabalho homogéneos e heterogéneos, apresenta ou não, efeitos na motivação dos alunos. Os resultados apontaram para uma manutenção positiva na perceção das NPB’s dos alunos, entre aplicações. Contudo, sem diferenças estatisticamente significativas.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectGrupospor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectGroupseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectMotivationeng
dc.titleRelatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Secundária c/ 3º Ciclo D. Dinis Junto da Turma do 7ºB no Ano Letivo de 2020/2021.por
dc.title.alternativePhysical Education Internship Report Conducted in the High School 3rd Cycle D. Dinis with the class of 7th B in the school year of 2020/2021.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationEscola Secundária c/ 3º Ciclo D. Dinis-
degois.publication.titleRelatório de Estágio de Educação Física Realizado na Escola Secundária c/ 3º Ciclo D. Dinis Junto da Turma do 7ºB no Ano Letivo de 2020/2021.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202891615-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorNeves, Andreia Filipa Viveiros::0000-0002-5970-0410-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriCampos, Maria João Carvalheiro-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio FINAL [Andreia Neves].pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

83
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

25
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons