Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97313
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGil, Francisco Paulo de Sá Campos-
dc.contributor.advisorRechena, Aida-
dc.contributor.authorRamos, Maria Rita Pereira-
dc.date.accessioned2022-01-21T10:10:43Z-
dc.date.available2022-01-21T10:10:43Z-
dc.date.issued2013-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97313-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Conservação e Restauro apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractRealizar uma breve investigação acerca das origens do bordado, da sua produção até aos nossos dias, e do modo como subsistiu no tempo é o propósito desta dissertação que tem como título Caracterização e Conservação dos Bordados de Castelo Branco. Faz parte ainda da mesma, o estudo dos materiais envolventes, bem como a sua preservação. Os estudos sobre este tema são escassos, no entanto autores como Maria Clementina Moura, Clara Vaz Pinto e mais recentemente Luísa d’Orey Capucho Arruda, apresentam importantes investigações acerca da evolução e origem destes objetos têxteis. Em 2005 (200-2008) o projecto Ex-libris – Requalificar/Adaptar/Certificar o bordado de Castelo Branco, procurou instrumentos e mecanismos que estratificassem a qualidade do produto que hoje é produzido por enumeras bordadoras, fora do museu. Os exemplares mais antigos destas colchas datam dos finais do século XVII, inícios do século XVIII. Estes objetos têxteis eram usados na decoração de interiores com a função de colchas e panos de armar. A gramática decorativa do bordado de Castelo Branco reflete francos traços europeus, não descurando as inúmeras influências da China e da Índia. A grande característica destas colchas traduz-se na utilização de seda natural nos bordados, sobre um suporte em linho artesanal. Estas duas fibras de origem natural, são usadas desde os primeiros exemplares destas colchas, até às produzidas atualmente, talvez pelo facto da região da Beira Baixa ter tradição na produção destas duas matérias-primas. A salvaguarda destes espécimes, representa uma prioridade para o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, destacando os inúmeros esforços para a preservação material destas colchas e sua divulgação.pt
dc.description.abstractConduct a brief research about the origins of embroidery, the production until today, and how they survived in time is the purpose of this dissertation with the titled Characterization and Conservation Embroidery of Castelo Branco. The study of the thereof materials his surroundings and as well the preservation are part of this dissertation. Studies on this topic are scarce, however authors such as Maria Clementina Moura , Clara Vaz Pinto and more recently Luisa d' Orey Capucho Arruda, introduce important studies on the evolution and origin of textile objects . In 2005 (200-2008) project Ex-libris - Retrain, Adapt and Ensure the embroidery of Castelo Branco had look for instruments and mechanisms for the stratification of the quality product that is produced today by its countless embroiders, outside the museum. The oldest examples of these quilts are date from the late seventeenth century and early eighteenth century. These objects were textiles used in interior decoration with the function of quilts and cloths drape. The grammar Decorative embroidery of Castelo Branco reflects francs European features, not forgetting the countless influences of China and India. A great feature of that these quilts is reflected in the use of natural silk embroidery on linen on a support craft. These two fibers of natural origin are used since the first examples of these quilts until today, perhaps because the region of Beira Baixa have tradition in the production of these two commodities. The preservation of these specimens is a priority for the Francisco Tavares Proença Júnior Museum, highlighting the numerous efforts to preserve these quilts materials and its disclosure.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.subjectbordados de Castelo Brancopt
dc.subjectconservaçãopt
dc.subjectrestauropt
dc.subjecttêxteispt
dc.subjecttêxteispt
dc.subjectembroidery of Castelo Brancopt
dc.subjectconservationpt
dc.subjectrestorationpt
dc.subjecttextilespt
dc.subjectpreservationpt
dc.titleCaracterização e Conservação do Bordado de Castelo Brancopt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2019-09-30*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Conservação e Restauropt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo2190pt
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCFisUC – Center for Physics of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-7546-0288-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-7186-9860-
Appears in Collections:FCTUC Ciências da Terra - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Rita Ramos.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

120
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

598
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.