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Title: Inspeção e Monitorização de Infraestruturas com Utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados
Authors: Beirão, Maria João Canelas
Orientador: Ferreira, Adelino Jorge Lopes
Issue Date: Jul-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O projeto ASIDMS_RPAS (Advanced Structure and Infrastructure Diagnosis and Monitoring System Using Remotely Piloted Aircraft Systems) foi desenvolvido pela empresa Aeroprotechnik com a colaboração do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, com o objetivo de inspecionar e monitorizar infraestruturas através de veículos aéreos não tripulados. A inspeção e monitorização de infraestruturas é realizada através de uma tecnologia que tem vindo a sofrer grandes evoluções nestes últimos tempos, a introdução de aeronaves remotamente pilotadas no espaço aéreo civil, à qual não necessita de um piloto a bordo para realizar a operação. A utilização de veículos aéreos não tripulados, VANTs, apresenta vantagens consideráveis na monitorização de infraestruturas devido à rapidez de aquisição de dados, mobilidade, segurança e ao baixo custo de aquisição e exploração. Os dados recolhidos são analisados facilmente devido à existência de software desenvolvido de acordo com as necessidades, desde modelação em 3D, modelos de elevação, cálculo de áreas, termografia, fotogrametria, entre outros, que possibilitam o rápido tratamento de dados recolhidos, em tempo real ou em pós-processamento. Neste sentido, esta dissertação teve como objetivo principal estudar a origem deste tipo de aeronaves assim como toda a regulamentação envolvente para a sua introdução no espaço aéreo comum, e o software e técnicas de análise envolvidas no pós-processamento de dados recolhidos. Fazendo uma conclusão breve acerca destes veículos, verificou-se que as suas áreas de atuação são cada vez mais, desde o jornalismo, energia, agricultura, engenharia, em situações de catástrofes, permitindo resultados rápidos e eficazes, a um custo reduzido, com mais segurança por parte dos operadores em campo e com qualidade nos dados adquiridos. A realização dos estudos de caso permitiu verificar que cada vez mais o ramo das energias renováveis adopta esta tecnologia para a manutenção e controlo dos sistemas renováveis associados, garantindo o seu correto funcionamento assim como a sua eficiência energética.
The ASIDMS_RPAS project (Advanced Structure and Infrastructure Diagnosis and Monitoring System Using Remotely Piloted Aircraft Systems) was developed by Aeroprotechnik company with the collaboration of the Department of Civil Engineering, University of Coimbra, in order to inspect and monitor infrastructures through unmanned aerial vehicles . The inspection and monitoring of infrastructures is carried out through a technology that has undergone major changes in recent times, the introduction of remotely piloted aircraft in civil airspace, which does not require a pilot on board to perform the operation. The use of unmanned aerial vehicles piloted (UAVs) has considerable advantages in monitoring infrastructures due to the speed of data acquisition, mobility, security and low cost of acquisition and operation. Enable the rapid processing of data collected in real-time or post-processing. The collected data is easily analyzed by the existence of software developed according to the needs, from 3D modeling, elevation models, area calculation, thermography, photogrammetry, among others. In this sense, this work aimed to study the origin of this type of aircraft as well as all the regulations surrounding their introduction in the common airspace, and the software and analysis techniques of engaging in post-processing of data collected. Making a brief conclusion about these vehicles, it was found that their areas of operation are increasingly from journalism, energy, agriculture, engineering, in situations of disasters, allowing quick and effective results at a lower cost, more safety by field operators and quality of the acquired data. The realization of case studies has shown that the renewable energy sector is increasingly adopting this technology to maintain and control the associated renewable systems, ensuring their proper functioning as well as its energy efficiency.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil na especialidade de Urbanismo, Transportes e Vias de Comunicação, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/97202
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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