Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/97160
Title: Iluminação natural em salas de aula: caso de estudo
Authors: Oliveira, Gonçalo Nuno Meira de
Orientador: Santos, Paulo Fernando Antunes dos
Gervásio, Helena Maria dos Santos
Keywords: Iluminação natural; edifícios; salas de aula; simulação; DesignBuilder; estudo paramétrico; Daylighting, buildings; classrooms; simulation; DesignBuilder; parametric study
Issue Date: Jul-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Um dos grandes desafios deste milénio passa por encontrar práticas sustentáveis que possam contribuir para a melhoria das condições ambientais, de modo a garantir uma maior qualidade de vida para os habitantes do planeta. Também na área da construção civil é possível encontrar formas sustentáveis que ajudem a reduzir a pegada ecológica desta importante atividade. A iluminação natural apresenta-se como uma forma de aproveitamento dos recursos naturais que, quando bem aplicada aos edifícios, pode trazer grandes benefícios ao meio ambiente e aos seus ocupantes. As vantagens desta técnica passam por garantir um bom conforto visual nas diferentes zonas dos edifícios, não deixando de parte a sustentabilidade e eficiência energética dos mesmos. Ao mesmo tempo, a luz natural contribui para a saúde e o bem-estar físico das pessoas. No entanto, é importante avaliar as diferentes estratégias de iluminação natural a aplicar a um edifício, ainda em fase de projeto, de modo a que se adotem as soluções mais apropriadas. Com este estudo pretende-se avaliar os aspetos qualitativos e quantitativos da iluminação natural em salas de aula. Para tal, recorreu-se à modelação virtual de uma sala de aula de referência no software DesignBuilder para simular as condições de iluminação natural e avaliar a iluminância e o fator de luz do dia (FLD), sendo estes valores confrontados com as recomendações da norma EN 12464-1:2011. No final é feito um estudo paramétrico onde é analisada a influência de uma claraboia e de uma pala, de diferentes tipos de vidro, das diferentes cores dos revestimentos interiores e dos tipos de céu na distribuição da iluminação natural na sala de aula de referência.
One of the great challenges of this millennium is to find sustainable practices that can contribute to the improvement of the environmental conditions in order to ensure a higher quality of life for the inhabitants of the planet. In the construction sector it is also possible to find sustainable ways to help reduce the ecological footprint of this important activity. Daylighting is presented as a form of exploitation of natural resources that, if well applied to the buildings, can bring great benefits to the environment and its occupants. The advantages of this technique can ensure good visual comfort in the different areas of the buildings, without leaving aside the sustainability and energy efficiency. At the same time, natural light contributes to the health and physical well-being of the individuals. However, it is important to evaluate the different daylighting strategies to be applied to a building, in design phase, in order to adopt the most suitable solutions. This study aims to assess the qualitative and quantitative aspects of natural lighting in classrooms. For this, was used the virtual modelling of a reference classroom in DesignBuilder software to simulate natural lighting conditions and evaluate the illuminances and daylight factor (FLD), comparing these parameters with the standard recommendations EN 12464-1: 2011. At the end it was done a parametric study where it is analysed the influence of a skylight and a shading device (overhang), different types of glass, different colours in the materials, different sky model (clear sky) in the daylighting distribution in the classroom.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil na especialidade de Construções, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/97160
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESEF_GonçaloOliveira.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

30
checked on Aug 5, 2022

Download(s)

24
checked on Aug 5, 2022

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.