Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/97147
Title: Modelação numérica de um gerador de energia a partir das ondas do mar
Authors: Nascimento, Aline Sofia dos Santos
Orientador: Simão, Fernando Pedro Simões da Silva Dias
Carmo, José Simão Antunes do
Keywords: Energia das ondas; Energias Renováveis; Dinâmica Multicorpo; Estruturas Offshore; Análise não linear; Integração no tempo
Issue Date: Jul-2016
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Desde o século XVIII até à atualidade, a sociedade mundial tem assistido ao aumento significativo da utilização de matérias-primas para a produção e consumo de energia e, consequentemente, ao aumento do custo das fontes (carvão, petróleo bruto e gás natural). Assim, um dos objetivos dos projetos no âmbito do desenvolvimento tecnológico do século XXI é a criação de soluções e equipamentos que satisfaçam as necessidades subjacentes ao crescente consumo de energia, nomeadamente na forma de eletricidade. Estas soluções e equipamentos deverão ser o quanto mais eficientes, o mais favoravelmente económicos e não deverão comprometer o meio ambiente. As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis e não são poluentes como tal, servem de solução alternativa aos combustíveis fósseis. Estas fontes de energia alternativa solucionam os problemas ecológicos provocados pelas fontes de energia convencionais (carvão, petróleo bruto e gás natural), tais como o aquecimento global, a redução da camada de ozono, a ocorrência de chuvas ácidas e o aumento do nível do mar. A presente dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de transformação de ondas marítimas em energia elétrica através da modelação computacional de uma estrutura multicorpo. Este sistema será composto por quatro corpos: um flutuador que oscila à superfície da água, um braço mecânico bi-articulado e uma torre fixa ao fundo do mar. A energia é capturada através dos movimentos de rotação das articulações do braço mecânico, que une o flutuador ao topo da torre. Estas articulações são modeladas por sistemas mola-amortecedor. A concretização deste trabalho consistirá, numa primeira fase, na caracterização teórica das ações hidrodinâmicas, desde o comportamento ondulatório do mar até à interação onda-estrutura e numa fase de estudo e elaboração de uma metodologia teórica baseada na Dinâmica Multicorpo (Shabana, 2010), implementando métodos de integração no tempo, designadamente o método implícito de Hilber-Huges-Taylor.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil na especialidade de Mecânica Estrutural, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/97147
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Versao final- Aline Nascimento.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

20
checked on Aug 12, 2022

Download(s)

10
checked on Aug 12, 2022

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.