Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97126
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Cristina Margarida Rodrigues-
dc.contributor.advisorAndrade, Anísio Alberto Martinho de-
dc.contributor.authorGraça, João Pedro de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-01-14T11:08:25Z-
dc.date.available2022-01-14T11:08:25Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97126-
dc.descriptionRelatório do Curso de Mestrado em Reabilitação de Edifícios apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractO tempo de vida útil estimado para uma ponte deve ser de 100 anos conforme mencionado no Eurocódigo – Bases para o projeto de estruturas (NP EN 1990, 2009). Presumindo-se que durante esse período a estrutura não necessite de intervenções profundas. No entanto, para que a estrutura possa atingir essa durabilidade é necessário implementar acções de inspecção e manutenção durante o período de vida útil. Nos últimos anos as inspecções têm revelado um nível elevado de deterioração no parque de pontes em todo o mundo e as áreas de manutenção e reparação têm crescido de importância. Por outro lado, o número de veículos pesados em circulação tem registado um aumento significativo. Esta situação sucede particularmente em estradas secundárias onde existem infra-estruturas antigas, mas também em vias locais que têm atraído um volume elevado de veículos que ultrapassa em muito a capacidade para a qual muitas pontes foram dimensionadas (Harding et al., 1990). Se é verdade que as entidades centrais do estado responsáveis pela gestão e manutenção de pontes, quer estas sejam da rede ferroviária quer sejam da rede viária, já dispõem de ferramentas de gestão de obras de arte e de toda uma cultura de inspecção e manutenção periódicas e de normalização de procedimentos, o mesmo não sucede em relação à generalidade dos municípios portugueses, responsáveis pela gestão e manutenção das pontes pertencentes às vias desclassificadas e às vias locais. É, pois, necessário implementar, a nível municipal, uma metodologia de gestão de obras de arte que normalize os procedimentos de inspecção, de tratamento de dados e de manutenção, com vista a manter estas infra-estruturas em condições de segurança.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.titleInspeção de um Conjunto de Pontes e Utilização de um Sistema de Gestãopt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2016-07-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameRelatório do Curso de Mestrado em Reabilitação de Edifíciospt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3799-3902-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado
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