Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97024
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
dc.contributor.advisorRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
dc.contributor.authorAugusto, Marta Isabel Amaro-
dc.date.accessioned2022-01-07T23:03:04Z-
dc.date.available2022-01-07T23:03:04Z-
dc.date.issued2021-11-23-
dc.date.submitted2022-01-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/97024-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio constitui o trabalho final do Mestrado em Ensino da Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário e tem como objetivo a descrição de todas as atividades e experiências vividas durante a prática letiva supervisionada (estágio pedagógico) realizado na Escola Secundária Infanta D. Maria, numa turma de 11 º ano e no decurso do ano letivo de 2020/2021. Este relatório surge no segundo ano do respetivo Mestrado e pretende transpor para a aplicação prática o conjunto de aprendizagens que nos foram transmitidas no decurso do primeiro ano letivo. Apresenta-se neste relatório, sobre o tema A qualidade do ar em ambiente urbano: a importância do trabalho prático no ensino da Geografia, um trabalho que se encontra dividido em quatro capítulos; o primeiro tem como objetivo relatar a experiência vivida no estágio pedagógico, a escola, a caracterização do núcleo de estágio e da turma, as aulas; o segundo capítulo é constituído por uma discussão teórica e metodológica com a devida revisão bibliográfica e o respetivo aprofundamento científico sobre o tema qualidade do ar ambiente e poluição atmosférica nas cidades. O terceiro capítulo incide sobre a aplicação da estratégia didático- pedagógica, refletindo sobre a importância do trabalho prático em Geografia e como foi aplicado o trabalho de grupo enquanto estratégia. Por fim no quarto capítulo são descritos os resultados finais obtidos com a respetiva análise e conclusões sobre o tema proposto e estratégia aplicada em sala de aula. Procurou-se com este trabalho a transposição de uma componente teórico-científica para a prática pedagógica, tentando conciliar os aspetos científicos com as estratégias a utilizar em sala de aula, a partir da realização de um trabalho prático e de grupo onde se explorou e colocou em prática os conteúdos temáticos da disciplina de Geografia relativos à qualidade do ar em ambiente urbano. Refletir sobre os contributos da Geografia para a educação ambiental foi igualmente importante em todo o trabalho aqui apresentado, nomeadamente perceber como o desenvolvimento sustentável se relaciona com a educação ambiental de forma a promover uma maior apreensão de conhecimentos, valores, capacidade e responsabilidade por parte dos alunos face à problemática ambiental em estudo.por
dc.description.abstractThis Internship Report is the final work of the Master's Degree in Geography Teaching in the 3rd cycle of basic and secondary education and aims to describe all activities and experiences during supervised teaching practice (pedagogical internship) carried out at Secondary School Infanta D. Maria, in an 11th grade class and during the 2020/2021 academic year. This report appears in the second year of the respective Master's Degree and intends to transpose into practical application the set of learnings that were transmitted to us during the first academic year. This report presents the theme Air quality in an urban environment: the importance of practical work in the teaching of geography, a work that is divided into four chapters; the first aims to report the experience lived in the pedagogical internship, the school, the characterization of the internship nucleus and the class, the classes; the second chapter consists of a theoretical and methodological discussion with due bibliographical review and the respective scientific deepening on the theme of ambient air quality and atmospheric pollution in cities. The third chapter focuses on the application of the didactic-pedagogical strategy, reflecting on the importance of practical work in Geography and how group work was applied as a strategy. Finally, the fourth chapter describes the final results obtained with the respective analysis and conclusions about the proposed theme and the strategy applied in the classroom.The aim of this work was to transpose a theoretical-scientific component to pedagogical practice, trying to reconcile the scientific aspects with the strategies to be used in the classroom, by carrying out a practical and group work where it was explored and put into practice the thematic contents relating to air quality in an urban environment. Reflecting on the contributions of Geography to environmental education was equally important in all the work presented here, namely understanding how sustainable development is related to environmental education in order to promote a greater understanding of knowledge, values, capacity and responsibility on the part of the students facing the environmental issue under study.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectQualidade do Ar Ambientepor
dc.subjectPoluição Atmosféricapor
dc.subjectTrabalho de Grupopor
dc.subjectPedagogical Internshipeng
dc.subjectAmbient Air Qualityeng
dc.subjectAtmospheric Pollutioneng
dc.subjectGroup Workeng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.titleA qualidade do ar em ambiente urbano: a importância do trabalho prático no ensino da Geografiapor
dc.title.alternativeAir quality in an urban environment: the importance of practical work in the teaching of geographyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleA qualidade do ar em ambiente urbano: a importância do trabalho prático no ensino da Geografiapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202843718-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAugusto, Marta Isabel Amaro::0000-0002-7420-4714-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
uc.degree.elementojuriAlmendra, Ricardo Jorge Meireles-
uc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
uc.contributor.advisorRodrigues, Albano Augusto Figueiredo-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
MartaAugusto_versaofinal.pdf3.77 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons