Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97016
Title: Práticas de Incentivo à Leitura no Ensino do Português e do Inglês: Estratégias de dramatização e recurso à imagem
Other Titles: Promoting Practices in Portuguese and English Teaching: dramatization and use of images
Authors: Faria, Mário Jorge de Castro
Orientador: Canelo, Maria José Florentino Mendes
Keywords: Incentivo à Leitura; Leitura Extensiva; Dramatização; Ensino de Línguas; Imagem; Activities for promoting reading; Extensive Reading; Dramatization; Language Teaching; Image
Issue Date: 12-Feb-2021
Serial title, monograph or event: Práticas de Incentivo à Leitura no Ensino do Português e do Inglês: Estratégias de dramatização e recurso à imagem
Place of publication or event: Escola Secundária da Mealhada
Abstract: Práticas de Incentivo à Leitura no Ensino do Português e do Inglês: estratégias de dramatização e recurso à imagemA leitura desempenha um papel fundamental na vida escolar dos/as alunos/as fornecendo-lhes meios de adquirir vários tipos de conhecimentos tais como, conhecimento linguístico, conhecimento de si e do mundo, conhecimento de outras culturas e outras formas de vida. Para isso, os/as alunos/as precisam de adquirir bons hábitos de leitura, obtendo, desta forma, ferramentas importantes para o desenvolvimento das personalidades e das capacidades mentais e também do pensamento critico. Assim, é necessário elaborar estratégias que visem a promoção da leitura estimulando os comportamentos dos/as alunos/as como leitores. O objetivo deste relatório de estágio é apresentar os resultados da aplicação, em sala de aula, de estratégias que procuram comprometer os/as alunos/as com a leitura, buscando, através da dramatização, do teatro de fantoches e do recurso à imagem, o envolvimento e o melhoramento das suas práticas de leitura. A estrutura interna do relatório está dividida em duas partes: na Parte I, apresenta-se o contexto socioeducativo e a escola na qual decorreu o estágio, (capítulo 1), faz-se a apresentação do estagiário e descrevem-se as atividades desenvolvidas no âmbito da prática pedagógica, sendo esta acompanhada de uma reflexão crítica sobre as atividades elaboradas durante o estágio (capítulo 2). A Parte II é igualmente constituída por dois capítulos: o capítulo 3, em que se faz o enquadramento teórico do tema do presente trabalho e o capítulo 4, dedicado à descrição do processo de didatização das estratégias de incentivo à leitura definidas. A prática pedagógica contou com um leque de atividades que incluíram o teatro de fantoches, a dramatização e a imagem, através das quais foi possível comprovar os aspetos teóricos expostos. É de salientar que, tanto as estratégias de dramatização, como as estratégias de teatro de fantoches foram parcialmente inviabilizadas devido à pandemia do COVID-19, em março de 2020. No entanto, e como já tinham sido iniciadas algumas atividades recorrendo a essas estratégias de acordo com o projeto inicial, o relatório apresenta essas atividades, bem como a sua fundamentação teórica; face a esta situação, o recurso à imagem foi a solução encontrada para dar continuidade e finalizar o estudo já iniciado.
Promoting Practices in Portuguese and English Teaching: dramatization and use of images Reading plays a fundamental role in the students’ school life by providing them with the means to acquire various types of knowledge, such as linguistic knowledge, knowledge of themselves and the world, knowledge of other cultures and other forms of life. Accordingly, the students need to acquire good reading habits, obtaining thereby important tools for the development of their personality, mental skills, and critical thinking. Thus, it is necessary to develop strategies aimed at promoting reading by stimulating the students’ behaviour as readers. The objective of this internship report is to present the results of the application of the strategies that commit students to reading, seeking, through dramatization, puppet theatre and the use of images their involvement in and improvement of their reading practices.The structure of the report is divided into two parts: Part I, introduces the socio-educational context and the school in which the internship took place (chapter 1), as well as the intern. The activities developed during the internship are described within the scope of the pedagogical practice, which is accompanied by a critical reflection (chapter 2). Part II also consists of two chapters: chapter 3, exposes the theoretical framework of the theme of the present work, and chapter 4 is devoted to the description of the didactic process involving the previously defined motivation strategies for reading. The pedagogical practice included a range of activities from puppet theatre, dramatization and the use of images, aimed at testing the theoretical aspects exposed in chapter 3. It should be noted that both the dramatization and the puppet theatre strategies were partially rendered unfeasible due to the COVID-19 pandemic outbreak in March 2020. However, and as some activities had already started according to the initial project, the report presents them alongside with their theoretical framework. In order to address this situation, the use of images was the solution to carry through the study project.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97016
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MarioFaria_versaofinal.pdf14.47 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

93
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

82
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons