Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97011
Title: A aprendizagem através da empatia histórica no 3º Ciclo do Ensino Básico.
Other Titles: Learning through historical empathy in the 3rd cycle of basic education.
Authors: Moura, Tiago Vaz Cipriano
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Keywords: empatia histórica; exercícios escritos; conhecimento histórico; ensino da História; contextualização histórica; historical empathy; written exercises; historical knowledge; history teaching; historical contextualization
Issue Date: 22-Oct-2021
Serial title, monograph or event: A aprendizagem através da empatia histórica no 3º Ciclo do Ensino Básico.
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O seguinte estudo enquadra-se no estágio pedagógico em História realizado no ano letivo de 2020/2021. Os assuntos aqui desenvolvidos prendem-se com o estágio pedagógico que decorreu num estabelecimento de ensino onde, para além da experiência letiva, permitiu a aplicação do conceito de empatia histórica em sala de aula. Apresentam-se três capítulos neste relatório, sendo um deles dedicado à experiência pedagógica na escola, outro aos aspetos teóricos da empatia histórica e ainda um último com uma dimensão prática onde se aplica este conceito em sala de aula.Neste trabalho, a empatia histórica surge como alternativa ao modelo convencional da aula-conferência para as aprendizagens dos alunos. A empatia histórica leva os jovens para o contexto de eventos históricos e a assumir o lugar agentes históricos, propiciando uma melhor visão da história a partir da perspetiva do passado em vez dos preconceitos do presente. Através deste tipo de exercício, os alunos melhoram as suas capacidades de compreensão histórica. Passam a analisar o passado a partir do cruzamento de várias perspetivas, o que aproxima o estudo do aluno do trabalho da historiografia, ao mesmo tempo que os ajuda a compreenderem um lado mais humano dos agentes históricos. Ao longo do ano letivo aplicaram-se vários exercícios escritos numa turma do 9.º ano. Procurou-se avaliar a evolução dos níveis de empatia histórica que os alunos desta turma foram capazes de alcançar. Através de várias modalidades de exercício, que incidiram sobre diferentes temáticas em história, concluiu-se que os alunos evoluíram positivamente na capacidade de atingirem elevados níveis de empatia histórica, ao mesmo tempo que demonstraram ser capazes de compreender os conteúdos que eram trabalhados. Foi, contudo, uma evolução que demonstrou resultados diferenciados na turma.
The following study is part of the pedagogical internship in History held in the academic year 2020/2021. The subjects developed here relate to the pedagogical internship that took place in an educational establishment where, in addition to the teaching experience, it allowed the application of the concept of historical empathy in the classroom. This work includes three chapters, one dedicated to the pedagogical experience at school, another to the theoretical aspects of historical empathy and the final one with a practical dimension where this concept is applied in the classroom.In this work, historical empathy appears as an alternative to the conventional model of the conference class for student learning. Historical empathy takes young people into the context of historical events and the experience of historical agents, providing a better view of History from the perspective of the past rather than the prejudices of the present. Through this type of exercise, students improve their historical understanding skills. They begin to analyze the past from the intersection of various perspectives, which brings the student's study closer to the work of historiography, while helping them to understand a more human side of historical agents. Throughout the school year, several written exercises were applied in a 9th grade class. We tried to assess the evolution of the levels of historical empathy that students in this class were able to achieve. Through various types of exercises, which focused on different themes in history, it was concluded that the students evolved positively in their ability to reach high levels of historical empathy, while at the same time demonstrating that they were able to understand the contents that were being worked on. It was, however, a progress that showed different results in the class.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97011
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
TiagoMoura_versaofinal.pdf5.54 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

288
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

325
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons