Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97007
Title: Especificidades da Comunicação em Organizações da Administração Pública – o caso da Câmara Municipal de Penacova.
Other Titles: Specificities of Communication in Public Administration Organizations – the case of Penacova’s Town Hall.
Authors: Costa, Micaela Barreto Seco da
Orientador: Silva, João José Figueira da
Keywords: comunicação organizacional; relações públicas; assessoria de imprensa; comunicação municipal; gabinete de comunicação e imagem; organizational communication; public relations; press officer; municipal communication; communication and image office
Issue Date: 9-Dec-2021
Serial title, monograph or event: Especificidades da Comunicação em Organizações da Administração Pública – o caso da Câmara Municipal de Penacova.
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Comunicar é transmitir uma mensagem. A comunicação é todo o comportamento, e às organizações, enquanto organismos vivos, é-lhes impossível não comunicar. Embora se saiba que a comunicação é necessária para a sobrevivência das organizações, nem todas a entendem como uma ferramenta estratégica, que precisa de ser estudada, trabalhada e pensada, de maneira a viabilizar as instituições. Como as organizações comunicam, emitem mensagens para o seio onde estão inseridas. Para que as informações transmitidas pelas entidades não sejam mal interpretadas, é essencial trabalhar nelas, planeando estrategicamente. Neste sentido, as organizações precisam de especialistas de comunicação, não só para aumentar a visibilidade das mesmas, como também melhorar as relações com os públicos internos e externos, de forma a captar novos públicos e manter os antigos. Os especialistas na comunicação trabalham para que exista um feedback positivo, a fim de influenciar os públicos a continuar a procurar os produtos ou serviços da organização, e assim fiquem com uma boa imagem da mesma. Dividido em três partes, o presente relatório visa o entendimento do processo de comunicação num gabinete de comunicação e imagem, a escolha de certas ferramentas para promover uma comunicação mais eficaz e credível, de uma organização. Nos primeiros dois capítulos apresenta-se uma revisão de literatura, onde se analisa aprofundadamente autores da área da comunicação e das relações públicas de maneira a refletir e enquadrar a experiência no Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Penacova, o último capítulo deste documento.
Communicating is conveying a message. Communication is all of behavior, and to organizations, as living beings, it is impossible not to communicate. Although it is known that communication is necessary to the survival of organizations, not all of them understand it as a strategic tool, that needs to be studied, worked and thought upon, in a way that enables the institutions.Since organizations communicate, they send messages to the core of where they are inserted. In order for the information transmitted by the entities to not be misinterpreted, it is essential to work on it, by planning strategically. In this sense, organizations need specialists in communication, not only to increase their visibility but also to improve their relationship with internal and external public, in order to capture new audiences and maintain the older ones. Specialists in communication work to obtain a positive feedback, in order to influence the public to continue searching for the products or services of the organization, and thus main have a good image of it. Split in three parts, the present report aims for the understanding of the process of communication in a communication and image office, the choice of certain tools to promote a more effective and credible communication of an organization. In the first two chapters a literature review is presented, where an in-depth analysis of various authors on the field of communication and public relations is done in order to reflect and frame the experience in the Communication and Image Office of Penacova’s Town Hall, the last chapter of this work.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97007
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MicaelaCosta_versaofinal.pdf2.46 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

75
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

181
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons