Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97002
Title: Hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes universitários: estudo de caso na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Other Titles: Digital academic information use habits of university students: a case study in the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra
Authors: Godinho, Francisco Rui Marques
Orientador: Gomes, Liliana Isabel Esteves
Keywords: Uso Informacional; Informação académica digital; Estudantes universitários; Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Comportamento informacional; Information use; Digital academic information; University students; Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra; Information behavior
Issue Date: 3-Dec-2021
Serial title, monograph or event: Hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes universitários: estudo de caso na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Place of publication or event: FLUC
Abstract: A utilização da tecnologia para facilitar a aprendizagem nas universidades e noutras instituições, bem como para divulgar informação institucional e tornar mais céleres os processos administrativos tornou-se uma prática comum devido à sua capacidade de reduzir as barreiras relacionadas com o tempo e o espaço. Da utilização da tecnologia à utilização da informação digital resulta a experiência dos indivíduos, em diversos contextos da vida pessoal, académica e profissional. O presente estudo tem como objetivo geral analisar os hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Especificamente, pretende-se: contextualizar o cenário informacional digital atual; analisar a presença da FLUC na Web 2.0; identificar os recursos tecnológicos (página web, redes sociais e plataformas) utilizados pelos estudantes da FLUC na consulta de informação académica digital, bem como o seu uso. Optou-se por uma investigação de tipo exploratória e descritiva com abordagem de análise quantitativa. O estudo aplicado concretizou-se com recurso a um questionário. Dos resultados obtidos no estudo aplicado releva-se: os estudantes utilizam como fontes digitais para obter informação académica essencial, a plataforma InforEstudante (98%), a página web da Faculdade (54,6%) e a plataforma UC Student (44,1%); 78,8% utilizam com regularidade o InforEstudante; 60.1% dos alunos raramente utilizam a página web da FLUC; sendo o InforEstudante a plataforma de apoio aos candidatos, estudantes e antigos estudantes, os alunos utilizam-na principalmente para realizar inscrição em cursos e unidades curriculares (95,8%), consultar material de apoio (94,4%), submeter trabalhos (90,8%), consultar informação sobre unidades curriculares (88,9%), consultar pautas (87,9%) e consultar horário escolar (85,9%); 48,7% dos estudantes tem conhecimento da presença da Faculdade nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube. Conclui-se que a necessidade de informação e a fonte de informação são os principais determinantes do uso da informação académica digital.
The use of technology to facilitate learning in universities and other institutions, as well as to disseminate institutional information and speed up administrative processes has become a common practice due to its ability to reduce barriers related to time and space. From the use of technology to the use of digital information comes the experience of individuals in various contexts of personal, academic and professional life. This study aims to analyse the digital academic information use habits of students at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra (FAHUC). Specifically, it intends to: contextualize the current digital informational scenario; analyse the presence of FAHUC in Web 2.0; identify the technological resources (webpage, social networks and platforms) used by FAHUC students to consult digital academic information, as well as their use. An exploratory and descriptive research with a quantitative analysis approach was adopted. The case study was carried out using a questionnaire. The results obtained from the case study are the following: students use, as digital sources for obtaining essential academic information, the InforEstudante platform (98%), the Faculty webpage (54.6%) and the UC Student platform (44.1%); 78.8% regularly use InforEstudante; 60.1% of students rarely use the FLUC webpage; InforEstudante being the support platform for applicants, students and former students, students use it mainly to register in courses and curricular units (95.8%), consult support material (94.4%), submit scholarly works (90.8%), consult information about curricular units (88.9%), consult timetables (87.9%) and consult school schedules (85.9%); 48.7% of students are aware of the Faculty presence in the social networks Facebook, Instagram and Youtube. It is concluded that the need for information and the source of information are the main determinants of the use of digital academic information.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97002
Rights: embargoedAccess
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