Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/97000
Title: O telemóvel como recurso de apoio à consolidação de conteúdos na aula de História
Other Titles: The mobile phone as a resource to support the content consolidation in the History class
Authors: Cabral, Diogo Rafael Barbosa
Orientador: Ribeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio
Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo
Keywords: M-Learning; Telemóvel; Quiz; Gamification; Consolidação de Conteúdos em História; M-Learning; Phone; Quiz; Gamification; Consolidation of History contents
Issue Date: 26-Nov-2021
Serial title, monograph or event: O telemóvel como recurso de apoio à consolidação de conteúdos na aula de História
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Este trabalho tem como tema central a aplicação do m-learning à sala de aula com vista a perceber se a sua aplicação terá ou não vantagens no que à consolidação dos conteúdos na disciplina de História diz respeito e se posteriormente essa consolidação de conteúdos terá efeitos positivos nos resultados dos testes de avaliação.A sociedade atual é já bastante digital, sobretudo os jovens que desde cedo começam a utilizar estas tecnologias a toda a hora do dia. Essas tecnologias começam agora a ter outra visibilidade dentro dos estabelecimentos de ensino, porém ainda não é completamente aceite por todos os professores. Ao aplicarmos estas tecnologias à sala de aula, começamos a fugir da ideia de aula tradicional e começamos a ir ao encontro do que, por exemplo, a União Europeia defende que é a crescente necessidade de serem criados novos e melhores modelos educomunicacionais e novos cenários de aprendizagem. É seguindo esta linha que neste trabalho, propus aos alunos atividades em duas aplicações, O Kahoot! e o Quizizz, como forma de fugir a esse tal modelo de aula clássica que referi anteriormente, bem como de tentar criar novos cenários de aprendizagem. De uma forma geral, os resultados obtidos na aplicação Kahoot! foram satisfatórios e revelaram progressão dos alunos. Porém, já na aplicação Quizizz, que tem um grau de dificuldade maior, os resultados foram diferentes, tendo-se refletido nas classificações dos testes de avaliação. Tanto a questão de investigação como os objetivos específicos foram respondidos de forma afirmativa, ou seja, foi possível observar que o uso do telemóvel, quando bem aplicado, trará benefícios aos estudantes na aula de História, potenciando as aprendizagens e a consolidação de conteúdos dos mesmos, pois pelo facto de o aluno usar o smartphone para uma atividade no final da aula leva-o a aumentar os índices de atenção e de motivação durante o processo de aprendizagem.
This dissertation has a central theme the application of the m-learning in the classroom, in order to understand whether or not its application will have any advantages in what to the discipline of History concerns and if later this consolidation of contents will have positive effects in the results of the assessment tests. It should also be mentioned that this project was applied at the Secondary School of Nelas, where my pedagogical internship took place, during the academic year 2020/2021.Today's society is already quite digital, especially young people who start using these technologies at an early age. These technologies are now beginning to have another visibility within the teaching standards, but it is still not fully accepted by all teachers. By applying these technologies to the classroom, we are beginning to move away from the traditional classroomidea, and we are beginning to approach, for example, what the European Union stand for, which is the growing need to create new and better educommunicational models and new learning scenarios. It is by following this line that in this dissertation I proposed activities to students in two applications, Kahoot! and Quizizz, to escape from this classical class model that I mentioned earlier, as well as to try to create new learning scenarios. In a general way, the results in the Kahoot! application were satisfactory and reveal progression of the students. However, in the Quizizz application, which was a greater degree of difficulty, the results were different, which was reflected in the classifications of the evaluation tests. Both the research question and the specific goals were answered in an affirmative way, that is, it was possible to observe that the use of the telephone, when properly applied, will benefit students in the History Class, enhancing learning and consolidating their contents, because the student use their smartphones for an activity at the end of the class will lead him to increase the levels of attention and motivation during the learning process.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/97000
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
DiogoCabral_versaofinal.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

129
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

80
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons