Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96994
Title: A educação fora da sala de aula. Geografia(s) de uma escola em continuum
Other Titles: Education Outside the Classroom. Continuum Schoolyard Geography(ies)
Authors: Guerreiro, Paulo Messias Oliveira
Orientador: Castro, Maria de Fátima Grilo Velez de
Keywords: Educação Fora da Sala de Aula; Educação no Exterior; Método pedagógico; Motivação; Geografia; Education outside of the classroom; Outdoor education; Teaching methods; Motivation; Geography
Issue Date: 13-Oct-2021
Serial title, monograph or event: A educação fora da sala de aula. Geografia(s) de uma escola em continuum
Place of publication or event: Agrupamento de Escolas da Mealhada
Abstract: A Educação Fora da Sala de Aula (EFSA) constitui um método de ensino que coloca os alunos em ambientes inovadores face à rigidez da sala de aula celular, trazendo nesse sentido oportunidades e desafios à sua aplicação.O estágio pedagógico decorreu no Agrupamento de Escolas da Mealhada e, juntamente com a experiência prévia do professor estagiário, foi possível construir referências e compreender a forma como os alunos encaram este método. Para além da observação direta e da avaliação das atividades realizadas entre os grupos reduzidos, foram aplicados questionários aos alunos do agrupamento.A motivação revelou-se como um fator-chave na afirmação da EFSA pois, sendo este um parâmetro unânime entre os alunos que participaram no questionário, esta vai ser decisiva na eficácia do processo de ensino-aprendizagem. Melhorando as expetativas de sucesso dos alunos, este método de ensino pode ser utilizado para despertar o interesse dos alunos que se encontram desmotivados e em rejeição do processo educativo. O maior envolvimento dos alunos em consequência de uma motivação elevada conduz à aplicação de mais recursos cognitivos na aprendizagem. É, no entanto, importante ter em conta a Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria da Aprendizagem Experimental de Kolb, fundamentais para o sucesso do processo de aprendizagem dos alunos.As relações interpessoais saem beneficiadas com a remoção significativa das barreiras físicas e estatutárias, permitindo não só uma aproximação entre pares, mas também aluno-docente. Esta mudança está relacionada com a forma como os alunos percecionam os lugares, e em consequência este método de ensino, que pode ser variável conforme a seu território de origem e o género.A forma como os alunos encaram a EFSA, e o sistema de ensino em si, tornou-se clara com a identificação de grupos mediante as suas componentes. Nestas, os alunos motivados surgem por oposição aos alunos desmotivados e em rejeição, sendo a variabilidade dos primeiros associada ao predomínio de conceções negativas, bem como a valorização de práticas associadas à sala de aula tradicional.Os desafios encontrados na implementação deste método de ensino são fortemente compensados pelos benefícios encontrados, aos quais acrescem o contributo positivo ao pressuposto na Lei de Bases do Sistema Educativo Português e do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Education Outside the Classroom (EOC) is a teaching method that sets pupils and students in an innovative environment against the rigidity of cellular classrooms, thus generating opportunities and challenges to its application.During pedagogical training at Mealhada’s Group of Schools, and with the training teacher’s previous experience, it was possible to build references and understand how students respond to this method. In addition to direct observation and evaluation of the activities carried out among the small groups, students answered a few questionnaires.Motivation was a key factor in the assertion of EOC, as proved by the unanimous opinion of students, which is decisive in the effectiveness of the teaching-learning process. By improving their expectations for success, this learning method may be used to improve students’ motivation and encourage those who are rejecting the educational process. The active engagement of students thanks to strong motivation leads to the enforcement of cognitive resources in learning. However, it is important to consider the Cognitive Load Theory and Kolb’s Experiential Learning Theory, which are fundamental for the success of the students’ learning process.Interpersonal relationships benefit from the significant abolition of physical and statutory barriers, allowing not only closer ties between peers, but also between students and teachers. This change is tied to the way students perceive places, and therefore to this very learning method, which can vary according to their origin and gender.The way students approach EOC, and the education system itself, became clear with the identification of groups regarding their components. In these groups, motivated students stand in contrast to disengaged students, being the variability of the former associated with the predominance of negative conceptions, along with the appreciation of practices linked to traditional cellular classrooms.The challenges encountered while applying this teaching method are highly outweighed by its benefits, as well as by the positive contribution to presumptions attached to the Basic Law of the Portuguese Educational System and the Students’ Profile by the End of Compulsory Schooling.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96994
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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