Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96977
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
dc.contributor.advisorCanelo, Maria José Florentino Mendes-
dc.contributor.authorDomingues, Cristina Isabel Bernardo-
dc.date.accessioned2022-01-07T23:01:29Z-
dc.date.available2022-01-07T23:01:29Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.date.submitted2022-01-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96977-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractOs desafios que se apresentam à escola têm vindo a colocar elevada pressão sobre os contextos educativos, no sentido de estes acompanharem a evolução tecnológica e criarem enquadramentos capazes de aprendizagens ativas e integradas, tanto presencialmente como online. O presente estudo, sobre o Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, vem demonstrar a relevância deste projeto no desenvolvimento de contextos de aprendizagem autênticos e significativos para os alunos de Inglês. A revisão da literatura sobre o tema e a apresentação das experiências de natureza pedagógico-didática demonstram como o eTwinning desenvolve metodologias de trabalho baseadas em projeto, que proporcionam aos aprendentes contextos de comunicação, cujo paradigma assenta na interculturalidade e na autenticidade, em linha com o desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e das competências para o século XXI.O eTwinning é apresentado como contexto ativo de aprendizagem, invertendo a lógica unidirecional, com recurso às tecnologias digitais, essenciais ao processo de transição para ambientes de aprendizagem mais inovadores. Os eTwinners têm contribuído para uma alteração significativa das práticas de ensino nas escolas europeias, através de projetos assentes preferencialmente em temáticas culturais. Neste estudo, o eTwinning assume-se como agente significativo de mudança nas aulas de Inglês, não só numa vertente intercultural, mas sobretudo no desenvolvimento de competências linguísticas. Os projetos apresentados, desenvolvidos por mim e implementados com alunos de Inglês em escolas portuguesas, revelaram-se capazes de capacitar efetivamente os aprendentes, através da mobilização de recursos digitais em cenários de aprendizagem híbridos. A análise apresentada no capítulo final, sobre o grau de envolvimento de outros docentes em projetos europeus, demonstra ainda o impacto dos projetos no nível de proficiência e motivação dos discentes, com destaque para o potencial do eTwinning na criação de contextos autênticos que priorizam a aprendizagem da língua inglesa. O relatório inclui ainda um capítulo de reflexão crítica sobre o meu percurso profissional, ao longo do qual o eTwinning foi gradualmente ganhando relevo, como recurso para a construção de ambientes de aprendizagem diversificados na sala de Inglês.por
dc.description.abstractEducational contexts have been placed under high pressure by the challenges presented to schools, forcing them to pursue an on-going technological evolution and to create efficient frameworks of active and integrated learning, both in person and online.This study on the contribution of eTwinning to the teaching of English as a foreign language highlights the significance of the project in the development of authentic learning contexts, relevant to English learners. The literature review on the theme and the presentation of pedagogical experiences illustrate how eTwinning develops project-based methodologies, which provide communication contexts based on authenticity and interculturality. These initiatives prove to be aligned with the development of 21st century skills, and with the student profile expected by the end of compulsory education.eTwinning is presented as an active learning context that reverses the once unidimensional logic of teaching by using digital technologies that are essential to the transition into more innovative learning environments. European eTwinners have contributed to a significant change in teaching practices in schools, mainly through cultural projects. In this study, eTwinning is described as a significant agent of change in English lessons, not only in terms of the intercultural approach, but especially in the development of language skills. The projects on display proved effective for learners of English, by resorting to digital resources in hybrid learning scenarios in Portuguese schools.The study presented in the final chapter, on the degree of involvement of other teachers in European projects, demonstrates its impact on the level of students' proficiency and motivation, highlighting the potential of eTwinning when creating authentic contexts that prioritise the learning of English.This report also offers a chapter with a critical reflection on my professional career, including the gradual prominence of eTwinning as a resource for more effective learning environments in my English language classroom.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjecteTwinningpor
dc.subjectInglês como língua estrangeirapor
dc.subjectaprendizagens ativaspor
dc.subjecttecnologias educativaspor
dc.subjectambientes de aprendizagem inovadorespor
dc.subjecteTwinningeng
dc.subjectEnglish as a foreign languageeng
dc.subjectactive learningeng
dc.subjecteducational technologieseng
dc.subjectinnovative learning environmentseng
dc.titleO Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeirapor
dc.title.alternativeeTwinning’s Contribution to the Teaching of English as a Foreign Languageeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeirapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202843246-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDomingues, Cristina Isabel Bernardo::0000-0002-9076-8093-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
uc.degree.elementojuriLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
uc.contributor.advisorCanelo, Maria José Florentino Mendes::0000-0001-9441-6055-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
CristinaDomingues_versaodinal.pdf6.4 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

221
checked on May 7, 2024

Download(s)

452
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons