Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96969
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dc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio-
dc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
dc.contributor.authorAurélio, Léandre Cruz-
dc.date.accessioned2022-01-07T23:01:05Z-
dc.date.available2022-01-07T23:01:05Z-
dc.date.issued2021-10-13-
dc.date.submitted2022-01-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96969-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractIn the 21st century, images exert a great power of influence in our lives, going beyond the dictates of a simplistic visual appreciation. From a very early age, we live surrounded by various types of images, namely, “sill images” – including television and advertising images, cartoons, photographs, paintings – and “moving images”, with an emphasis on cinema. Iconographic sources, one of the oldest sources in humanity’s history, were often used as evidence of the past. However, in History teaching, images tend to be applied as didactic resources that complements the written text, lacking in-depth analysis and problematization. Considering the importance of this educational resource in learning, namely, through the development of visual literacy skills, interpretation of sources and critical thinking, it is urgent to rethink the use of images in the classroom, considering the analysis of students' ideas, aiming to create an environment conducive to the development of learning and the development of critical thinking. That said, this paper aims to analyze the advantages of the educational and didactic use of “sill images” in History teaching, using the concept of "historical evidence" as a means to assess its potential in the development of interpretation skills and, also, helping students to formulate inferences. Considering that our investigation was carried out with two classes, one from the 8th grade and another from the 9th grade, at Escola EB 2, 3 Inês de Castro, we chose, in methodological terms, to conduct a Case Study, with a qualitative approach. The results showed that the use of this educational strategy can be beneficial in the construction of students' historical knowledge, as well as in the development of countless skills included in the Aprendizagens Essenciais and in the Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, namely, interpretation of historical sources, stimulating aesthetic sensitivity and critical thinking regarding the various realities with which they are confronted. These are skills that combine the importance of History with the formation of active and critical citizens, in a society that, increasingly, yearns for them.eng
dc.description.abstractNo século XXI, a imagem exerce um grande poder de influência sobre as nossas vidas, ultrapassando os ditames de uma simplista apreciação visual. Desde cedo, vivemos rodeados de vários tipos de imagens, nomeadamente, fixa – das quais imagens publicitárias, cartoons, fotografias, quadros – e em movimento, com ênfase para o cinema. No entanto, no ensino da História, a imagem tende a ser aplicada enquanto recurso didático complementar ao texto escrito, carecendo de aprofundamento de análise e de problematização. Considerando a importância deste recurso pedagógico na aprendizagem, através do desenvolvimento de competências de alfabetização visual, de interpretação de fontes e de análise crítica, urge repensar a utilização da imagem em sala de aula, não prescindindo do recurso à análise das ideias dos alunos, visando a criação de uma ecologia em sala de aula propícia ao desenvolvimento da aprendizagem e ao treino do raciocínio crítico. Neste sentido, o presente relatório tem como objetivo analisar as vantagens da utilização pedagógica e didática da imagem fixa no ensino da História, recorrendo ao conceito de “evidência histórica” como forma de avaliar as suas potencialidades no desenvolvimento de competências de interpretação e, também, no treino da formulação de inferências por parte dos alunos. Uma vez que a nossa investigação foi realizada com duas turmas, do 8.º e 9.º Ano, na Escola EB 2, 3 Inês de Castro, optou-se, em termos metodológicos, por realizar um Estudo de Caso, com caráter qualitativo. Os resultados analisados mostram que a utilização desta estratégia pedagógica pode ser benéfica na construção do conhecimento histórico dos alunos, bem como no desenvolvimento de uma série de competências inscritas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina e no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, como sejam a interpretação de fontes históricas, a sensibilidade estética e a análise crítica das várias realidades com que são confrontados. Tratam-se de competências que conciliam a importância da disciplina de História com a formação de cidadãos ativos e críticos, numa sociedade que, cada vez mais, anseia pelos mesmos.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectEducação Históricapor
dc.subjectImagem fixapor
dc.subjectEvidência históricapor
dc.subjectCompetências de aprendizagempor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectHistorical Educationeng
dc.subjectStill imageseng
dc.subjectHistorical evidenceeng
dc.subjectLearning skillseng
dc.titleA Utilização de Fontes Iconográficas na Aprendizagem em História: um estudo de caso com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.title.alternativeThe Use of Iconographic Sources in History Learning: a Case Study with students from lower secundary educationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA Utilização de Fontes Iconográficas na Aprendizagem em História: um estudo de caso com alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202843556-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAurélio, Léandre Cruz::0000-0003-0498-7028-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
uc.degree.elementojuriQuintal, Marília José Gago Alves-
uc.degree.elementojuriTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo-
uc.contributor.advisorRibeiro, Ana Isabel Sacramento Sampaio::0000-0002-7515-2696-
uc.contributor.advisorTrindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo::0000-0002-5927-3957-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7515-2696-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5927-3957-
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