Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96960
Title: Museu e Visitantes no Âmbito de uma Pandemia Mundial - O caso do Museu Marítimo de Ílhavo
Other Titles: Museum and Visitors in the Context of a World Pandemic - The Case of the Maritime Museum of Ílhavo
Authors: Santos, Elisabete Mateus Ferreira
Orientador: Nunes, João Paulo Cabral de Almeida Avelãs
Keywords: Museologia; Museu; Museu Marítimo de Ílhavo; Visitantes; Pandemia; Museology; Museum; Maritime Museum of Ílhavo; Visitors; Pandemic
Issue Date: 2-Dec-2021
Serial title, monograph or event: Museu e Visitantes no Âmbito de uma Pandemia Mundial - O caso do Museu Marítimo de Ílhavo
Place of publication or event: Museu Marítimo de Ílhavo
Abstract: O presente estudo surgiu no âmbito da realização de um estágio curricular que decorreu durante seis meses no Museu Marítimo de Ílhavo, tratando-se este relatório da etapa final da investigação desenvolvida nesse período. Das tarefas levadas a cabo neste projeto de investigação destaca-se a realização de inquéritos aos visitantes, fundamentais para compreender e analisar as motivações das visitas e identificar quais os sentimentos experienciados pelos visitantes num momento tão particular como aquele que foi imposto pela pandemia provocada pelo Covid-19.O Museu Marítimo de Ílhavo, fundado em 1937, é um museu de tutela municipal e de temática marítima que se encontra situado numa vila litoral que pertence ao distrito de Aveiro - tal como o nome do museu nos indica - a cidade de Ílhavo é conhecida pelas suas gentes do mar, da pesca do bacalhau e pelas paisagens da Ria de Aveiro. Foi nesta instituição e cidade que o estágio curricular e a investigação do presente relatório se realizaram. Este relatório visa apresentar a instituição em estudo, o Museu Marítimo de Ílhavo, sobretudo, os aspetos relacionados com as suas valências, polos, as suas exposições permanentes, os seus serviços e a sua presença no meio digital. Procuramos também compreender e analisar como é que um museu do século XXI cria estratégias e se adapta aos desafios impostos pelas constantes exigências de um mundo em transformação, de que forma os visitantes influenciam esse processo e quais as motivações que subjazem a realização da visita. Neste trabalho encontrar-se-á apresentada a investigação realizada no decorrer do estágio, nomeadamente os dados recolhidos através de inquéritos distribuídos aos visitantes do museu. Através da recolha e interpretação destes dados conseguimos aferir um conjunto de conclusões que nos permitiram conhecer as principais motivações da visita e os contactos feitos pelos visitantes com as redes sociais e website do Museu Marítimo de Ílhavo.O relatório representa também um meio de divulgação do trabalho desenvolvido pelo museu no decorrer dos confinamentos, bem como uma forma de apresentar propostas de melhoria que podem ser empreendidas no Museu Marítimo de Ílhavo.
The study presented arose in the context of a curricular internship that took place for six months at the Maritime Museum of Ílhavo. The report in question is the final step of what has been investigated and seized at this stage. During the various activities, in particular the carrying out of surveys of visitors. The surveys allow us to understand and analyze the motivations that lead visitors to this museum and the feeling they feel when visiting a museum in the troubled time due to the COVID-19 pandemic.The Maritime Museum of Ílhavo is a maritime museum that was founded in 1937, in a coastline village that belongs to the district of Aveiro - as the museum’s name implies, the city that houses this museum is Ílhavo - known for its sea people, cod fishing and its landscapes of the Aveiro Ria. This is the institution and city where the curricular internship and the investigation of this report took place. This report aims to present the institution under study, which is the Maritime Museum of Ílhavo. To know its poles, its permanent exhibitions, its services, and its presence in the digital environment.To analyze how the 21st century museum has changed in recent years. The influence that visitors have to the museum and what are the motivations that lead to the visit. This report presents the research carried out during the internship, namely the research carried out through surveys of the first visitors, this year, of this museum.These surveys allowed to acquire data that helps to know the motivations of the visit of these visitors and what contacts they made with the social networks and websites of the Maritime Museum of Ílhavo.The report also emerges as a means of knowledge about the work developed by the museum during the confinements and what are the improvements that can be made in the Maritime Museum of Ílhavo.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Património Cultural e Museologia apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/96960
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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