Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96942
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFortuna, Carlos-
dc.date.accessioned2022-01-07T18:00:55Z-
dc.date.available2022-01-07T18:00:55Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-989-97981-3-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96942-
dc.description.abstractOs espaços urbanos são socialmente percecionados de formas distintas e mesmo opostas. Ao lado dos lugares mais marcantes da identidade pessoal, os lugares de visitação turística onde o horror e o sofrimento tiveram lugar então a ser convertidos em inesperados dispositivos socioemocionais mobilizados para a atribuição de significado. Estes espaços emocionais, designadamente estes lieux de souffrance (campos de concentração) tal como experiências de risco (visitas a áreas contaminadas) são tomadas em consideração como tendo grande relevo na atribuição de sentido social aos lugares. O dark tourism é sem dúvida o mais destacado meio pelo qual os indivíduos se relacionam com a moderna cultura do consumo e a sua própria condição.pt
dc.description.abstractPlaces are perceived and appropriated upon diverse and even opposing ways. Along with the meaningful places of personal identity, touring places where horror and suffering took place are now the unexpected socioemotional devices deployed in the social construction of meaning. These emotional places, in particular those lieux de souffrance (concentration camps) as well as risk-taking experiences (visits to contaminated spots) are viewed as playing a role upon the current assignment of social meaning. Dark tourism is by far the most decisive means for the individuals’ complex relationship with modern consumption culture and their own social condition.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologiapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEmoçõespt
dc.subjectEspaçospt
dc.subjectDark tourismpt
dc.subjectCultura de consumopt
dc.subjectEmotionspt
dc.subjectPlacespt
dc.subjectDark tourismpt
dc.subjectConsumption culturept
dc.titleOutros sentidos dos espaços urbanospt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPageCOM0757pt
degois.publication.locationLisboapt
degois.publication.titlePortugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologiapt
dc.relation.publisherversionhttps://associacaoportuguesasociologia.pt/ix_congresso/docs/final/COM0757.pdfpt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2017-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypeconferenceObject-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.author.deptFaculty of Economics-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-3102-3710-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Outros sentidos dos espacos urbanos.pdf461.21 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

68
checked on May 7, 2024

Download(s)

14
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.