Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96939
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorQuintela, Pedro-
dc.date.accessioned2022-01-07T17:32:28Z-
dc.date.available2022-01-07T17:32:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-989-97981-3-7-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96939-
dc.description.abstractNo início do século XXI o debate em torno do potencial das indústrias culturais e criativas e, mais recentemente, da economia criativa globalizou-se, originando importantes alterações nalguns dos fundamentos das políticas públicas contemporâneas. Em particular na Europa, têm sido realizados diversos estudos com o propósito de mapear e definir estratégias de desenvolvimento do setor cultural e criativo a diferentes escalas territoriais. Portugal não tem estado à margem destes processos, tendo o debate em torno do “potencial criativo” do país, das suas cidades e regiões obtido uma grande visibilidade na última década, tanto no plano técnico-científico, como sobretudo no plano político, ao despoletar a realização uma série de estudos, projetos, instrumentos e medidas de política pública. No entanto, constata-se que a análise das questões do trabalho manteve-se, em larga medida, ausente da generalidade dos estudos, discussões e estratégias orientadas para o desenvolvimento do setor cultural e criativo. A preponderância de abordagens de cariz essencialmente macroeconómico, mas também uma crescente retórica de matriz neoliberal que informa muitos destes discursos, documentos e instrumentos de política pública, ajuda certamente a explicar que a análise dos contornos, condições e modalidades específicas em que se desenvolve o chamado “trabalho criativo” permaneça como um tema de investigação ainda relativamente pouco estudado, tanto no plano internacional como, sobretudo, nacional. Nesta comunicação, proponho um enquadramento do processo de disseminação desta nova retórica em torno das indústrias culturais e criativas em Portugal, procurando compreender os seus principais contornos e refletir acerca dos seus principais impactos do ponto de vista das políticas públicas. Focando em particular o domínio do trabalho no setor, abordarei a necessidade de um olhar mais atento e informado acerca da realidade do mercado laboral português. Finalmente, procurarei ilustrar algumas destas preocupações a partir do trabalho de investigação que tenho vindo a realizar sobre a realidade dos designers de comunicação em Portugal, mobilizando dados recolhidos através de entrevistas com profissionais de diferentes gerações e a trabalhar em diferentes domínios, da observação direta de diferentes contextos e atividades relacionadas com esta área e ainda de um inquérito online.pt
dc.description.abstractAt the beginning of the 21st century the debate on cultural and creative industries and the creative economy has established itself all over the world, with a considerable impact on the design of public policies, especially in the field of culture. In Europe, the spread of this new techno-political rhetoric has supported itself in a set of methodologies of mapping and the definition of intervention strategies to boost the cultural and creative sector, at different spatial scales. However, the analysis of labor issues remained largely absent from these political discussions and strategies aiming to develop a cultural and creative sector in the European context. The paper begins by analyzing some key aspects that result from recent internation research on creative labour. Then, it focuses on the specificity of the Portuguese context. First, it presents a brief analysis of how this new technical-political rhetoric surrounding “creativity” has emerged and developed in Portugal, identifying their main impacts. Secondly, it focuses in more detail some issues related to the work conditions in Portuguese cultural and creative sector, analyzing them from different perspectives. Finally, the paper concludes arguing about the need for a more attentive, informed and reflective look on issues related to the cultural and creative labor market in Portugal, sharing some brief considerations on relevant research areas for a further development and consolidation of the sociological research on this area in Portugal.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologiapt
dc.relationSFRH/BD/84115/2012pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectPolíticas culturaispt
dc.subjectAgenda criativapt
dc.subjectIndústrias culturais e criativaspt
dc.subjectTrabalho criativopt
dc.subjectCultural policiespt
dc.subjectCreative agendapt
dc.subjectCultural and creative industriespt
dc.subjectCultural workpt
dc.subjectCreative labourpt
dc.titleA obscuridade do trabalho na "agenda" criativa em Portugalpt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPageCOM0288pt
degois.publication.locationLisboapt
degois.publication.titlePortugal, território de territórios. Atas do IX Congresso Português de Sociologiapt
dc.relation.publisherversionhttps://associacaoportuguesasociologia.pt/ix_congresso/docs/final/COM0288.pdfpt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2017-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypeconferenceObject-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.deptFaculty of Economics-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-2383-342X-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
Files in This Item:
File Description SizeFormat
A obscuridade do trabalho na agenda criativa em Portugal.pdf520.33 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

114
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

63
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.