Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96831
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dc.contributor.advisorViegas, Domingos Xavier Filomeno Carlos-
dc.contributor.advisorAlmeida, Miguel Abrantes de Figueiredo Bernardo de-
dc.contributor.authorMiró, Marta Fernández-
dc.date.accessioned2021-12-27T11:01:38Z-
dc.date.available2021-12-27T11:01:38Z-
dc.date.issued2015-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96831-
dc.descriptionTese de Mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido no contexto da propagação de incêndios florestais por focos secundários, consistindo no estudo das características das partículas incandescentes libertadas durante a queima de combustíveis florestais. O trabalho aqui apresentado aborda dois temas distintos que irão ser seguidamente resumidos. O primeiro tema consiste na análise dos momentos de resistência que atuam numa partícula em rotação durante o seu transporte aerodinâmico no processo de formação de um foco secundário. Este estudo integra-se num trabalho mais extenso, no âmbito da propagação de incêndios florestais por focos secundários, que tem vindo a ser desenvolvido no seio da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, que pretende criar um modelo de cálculo para determinação da distância de transporte de partículas incandescentes libertadas durante incêndios florestais. Durante o transporte, as partículas incandescentes são sujeitas a correntes de convecção e forças de atrito geradas pelo escoamento que produzem um momento que é atrasado por uma resistência a que chamámos “momento de resistência”. O objectivo deste trabalho foi calcular essa resistência por meio de ensaios laboratoriais em que diversas peças geométricas artificialmente produzidas e outras peças naturais foram testadas num dispositivo especificamente criado para estes ensaios. Embora se tenha obtido um conjunto interessante de resultados laboratoriais, o algoritmo para determinação dos momentos de resistência não foi concluído. Resultaram no entanto deste trabalho dados que poderão suportar o desenvolvimento teórico e a validação desse algoritmo. A segunda parte deste trabalho incidiu na caracterização de partículas incandescentes libertadas durante o processo de queima de combustíveis florestais de diferentes tipos, nomeadamente cascas do tronco de eucalipto, arbustos, ramos e folhada de eucalipto. Nestes ensaios foi utilizado um equipamento de velocimetria de partículas (PIV Particle Image Velocimetry) composto por uma câmara. As características analisadas foram a velocidade, direção, área e número das partículas libertadas, transportadas na coluna de fumo.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.subjectfocos secundáriospt
dc.subjectresistência ao momentopt
dc.subjectPIVpt
dc.subjectpartícula libertadapt
dc.subjecteucaliptopt
dc.titleAnálise das características das partículas com potencial de produção de focos secundários de incêndiospt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2021-01-30*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânica-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo2190pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitLAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics-
crisitem.advisor.researchunitADAI - Association for the Development of Industrial Aerodynamics-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6690-035X-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0379-6062-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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