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https://hdl.handle.net/10316/96831
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Viegas, Domingos Xavier Filomeno Carlos | - |
dc.contributor.advisor | Almeida, Miguel Abrantes de Figueiredo Bernardo de | - |
dc.contributor.author | Miró, Marta Fernández | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-27T11:01:38Z | - |
dc.date.available | 2021-12-27T11:01:38Z | - |
dc.date.issued | 2015-02 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/96831 | - |
dc.description | Tese de Mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | pt |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido no contexto da propagação de incêndios florestais por focos secundários, consistindo no estudo das características das partículas incandescentes libertadas durante a queima de combustíveis florestais. O trabalho aqui apresentado aborda dois temas distintos que irão ser seguidamente resumidos. O primeiro tema consiste na análise dos momentos de resistência que atuam numa partícula em rotação durante o seu transporte aerodinâmico no processo de formação de um foco secundário. Este estudo integra-se num trabalho mais extenso, no âmbito da propagação de incêndios florestais por focos secundários, que tem vindo a ser desenvolvido no seio da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial, que pretende criar um modelo de cálculo para determinação da distância de transporte de partículas incandescentes libertadas durante incêndios florestais. Durante o transporte, as partículas incandescentes são sujeitas a correntes de convecção e forças de atrito geradas pelo escoamento que produzem um momento que é atrasado por uma resistência a que chamámos “momento de resistência”. O objectivo deste trabalho foi calcular essa resistência por meio de ensaios laboratoriais em que diversas peças geométricas artificialmente produzidas e outras peças naturais foram testadas num dispositivo especificamente criado para estes ensaios. Embora se tenha obtido um conjunto interessante de resultados laboratoriais, o algoritmo para determinação dos momentos de resistência não foi concluído. Resultaram no entanto deste trabalho dados que poderão suportar o desenvolvimento teórico e a validação desse algoritmo. A segunda parte deste trabalho incidiu na caracterização de partículas incandescentes libertadas durante o processo de queima de combustíveis florestais de diferentes tipos, nomeadamente cascas do tronco de eucalipto, arbustos, ramos e folhada de eucalipto. Nestes ensaios foi utilizado um equipamento de velocimetria de partículas (PIV Particle Image Velocimetry) composto por uma câmara. As características analisadas foram a velocidade, direção, área e número das partículas libertadas, transportadas na coluna de fumo. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | embargoedAccess | pt |
dc.subject | focos secundários | pt |
dc.subject | resistência ao momento | pt |
dc.subject | PIV | pt |
dc.subject | partícula libertada | pt |
dc.subject | eucalipto | pt |
dc.title | Análise das características das partículas com potencial de produção de focos secundários de incêndios | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
dc.date.embargo | 2021-01-30 | * |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | pt |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Mecânica | - |
uc.rechabilitacaoestrangeira | no | pt |
uc.date.periodoEmbargo | 2190 | pt |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.researchunit | LAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics | - |
crisitem.advisor.researchunit | ADAI - Association for the Development of Industrial Aerodynamics | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0001-6690-035X | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-0379-6062 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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