Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/96795
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moniz, Gonçalo Canto | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-22T17:51:57Z | - |
dc.date.available | 2021-12-22T17:51:57Z | - |
dc.date.issued | 2016-12 | - |
dc.identifier.issn | 2183-7694 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/96795 | - |
dc.description.abstract | Os edifícios escolares foram maioritariamente construídos em Portugal ao longo do século XX, especialmente durante a vigência do Estado Novo (1933-1974). Neste sentido, a intervenção nas escolas primárias e secundárias pelo actual regime democrático coloca uma questão central: como transformar os espaços construídos por um regime autoritário em espaços que promovam uma aprendizagem democrática? Este artigo apresenta e discute uma investigação realizada pelos estudantes de Arquitectura da Universidade de Coimbra com o objectivo de transformar um edifício escolar construído em 1955, num espaço democrático, integrando metodologias de projecto participativas (Woolner, 2014). Assim, serão desenvolvidos quatro tópicos: primeiro, a origem da educação democrática em Portugal, nomeadamente as ideias de António Sérgio produzidas nas décadas de 1910 e 1920; segundo, a construção massiva de edifícios escolares pelo Estado Novo entre 1926 e 1974 no quadro de uma educação autoritária; terceiro, o problema da integração desses edifícios no regime democrático a partir de 1974; quarto, as propostas desenvolvidas pelos estudantes de Arquitectura para transformar os espaços autoritários em espaços democráticos. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.title | Para um espaço de aprendizagem democrático: a transformação de escolas do Estado Novo | pt |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 12 | pt |
degois.publication.lastPage | 29 | pt |
degois.publication.issue | 4 | pt |
degois.publication.title | Morfema | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.date.embargo | 2016-12-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | article | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.author.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.author.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-1890-1953 | - |
Appears in Collections: | I&D CES - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Para um espaco de aprendizagem democratico.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
343
checked on Apr 23, 2024
Download(s)
73
checked on Apr 23, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.