Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96697
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS JUNTO DA TURMA B3 – EMPREGADO DE RESTAURANTE E BAR NO ANO LETIVO DE 2019/2020 - O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DO MODELO PARA O DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE PESSOAL E SOCIAL A ALUNOS PRIVADOS DE LIBERDADE.
Other Titles: INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS NEXT TO TO CLASS B3 - RESTAURANT AND BAR EMPLOYEE IN THE ACADEMIC YEAR OF 2019/2020. The Teaching of Physical Education through the Personal and Social Responsibility model.
Authors: Mendes, Rafael Filipe da Cunha
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; CEO; Reflexão; Desenvolvimento da Responsabilidade Pessoal e Social; Teacher Training; Physical Education; CEO; Reflection; Teaching Personal and Social Responsibility
Issue Date: 11-Dec-2020
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO CENTRO EDUCATIVO DOS OLIVAIS JUNTO DA TURMA B3 – EMPREGADO DE RESTAURANTE E BAR NO ANO LETIVO DE 2019/2020 - O ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DO MODELO PARA O DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE PESSOAL E SOCIAL A ALUNOS PRIVADOS DE LIBERDADE.
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: Sendo parte integrante e final do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), o Estágio Pedagógico (EP) tem como principal objetivo realizar uma experiência prática, durante um ano letivo, realizando todas as tarefas que estão inerentes às atividades desenvolvidas por um professor de Educação Física (EF).Posto isto, torna-se fundamental que o processo educativo associado ao EP possibilite a formação do professor, através da relação teoria-prática, conhecimentos do campo de trabalho, conhecimentos pedagógicos, administrativos, como também conhecimentos da organização do ambiente escolar, entre outros fatores. (Borssoi, 2008: 2).O relatório final de estágio consiste num documento onde é descrito o que foi realizado ao longo de todo o ano letivo, bem como as aprendizagens e conhecimentos adquiridos durante esta etapa tão importante, tratando-se assim, de um documento indispensável para a conclusão deste ciclo de estudos. Este relatório diz respeito ao estágio realizado no Centro Educativo dos Olivais, mais concretamente, junto da turma de Empregado de Restaurante e Bar (ERB) inserida no Regime Fechado.Seguindo as orientações do Guia de Estágio (2019) (in Prática Pedagógica Supervisionada III de Ribeiro-Silva et al., 2019), este relatório incorpora um conjunto de temas estruturados em três grandes capítulos: (I) Contextualização da Prática, no qual são expostas as expetativas iniciais e a caracterização do meio e contexto escolar; (II) Análise reflexiva da prática pedagógica que engloba três partes fundamentais: atividades de ensino-aprendizagem; atividades de organização e gestão escolar; projetos e parcerias educativas; (III) Aprofundamento do Tema Problema, no qual é apresentado um estudo de investigação-ação desenvolvido com a turma, com base no modelo de desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social.
As the final part of the master’s degree in teaching of physical education, the teacher training aims to enable an experience at teaching. So, this is the time when the student in the role of teacher trainee, puts into to practice all the knowledge that has been acquired throughout the academic year and also throughout the degree. That said, it is essential that the educational process associated with Physical Education makes it possible to train the teacher, through the theory-practical relationship, knowledge of the work field, pedagogical and administrative knowledge, as well as knowledge of the organization of the school environment, among other factors" (Borssoi, 2008: 2).This report consists in a document that describe everything that has been done throughout the school year (2019/2020), as well as all the learning and knowledge acquired during this very important stage, and it is therefore an indispensable document for the completion of this cycle of studies. This report concerns the training course held at Centro Educativo dos Olivais.This document incorporates a set of themes structured in three major chapters: (I) Contextualization of the Practice, that describes the initial expectations and the characterization of the school environment and context are exposed; (II) Pedagogical Practice, which as divided in three fundamental parts: teaching-learning activities; organization and school management activities; educational projects and partnerships; (III) Deepening of the Problem Theme which in this case is focused in an action-research study developed with the class based on the model of teaching personal and social responsibility.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/96697
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1920_Rafael_Mendes.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

28
checked on Dec 24, 2021

Download(s)

6
checked on Dec 24, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons