Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96678
Title: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores na Turma do 9ºC no Ano Letivo 2019/2020. A Influência do Circuito de Treino Funcional Regular na Aptidão Física dos Alunos do 9ºAno. Estudo Comparativo entre Alunos Praticantes e não Praticantes de Modalidades Desportivas Fora do Contexto Escolar.
Other Titles: Internship Report Developed at Quinta das Flores Elementary and Secondary School with 9th Grade Class C During the 2019/2020 Academic Year. The Influence of the Regular Functional Training Circuit on the Physical Fitness of 9th Grading Students. A Comparative Study among Practising and Not Practising Sports Outside the School Context Students.
Authors: Martins, Telma Soraia Ferreira
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: Análise Crítica; Aptidão Física; Educação Física; Ensino à Distância; Processo Ensino Aprendizagem; Critical Analysis; Physical Fitness; Physical Education; Distance Learning; Teaching Learning Process
Issue Date: 11-Dec-2020
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores na Turma do 9ºC no Ano Letivo 2019/2020. A Influência do Circuito de Treino Funcional Regular na Aptidão Física dos Alunos do 9ºAno. Estudo Comparativo entre Alunos Praticantes e não Praticantes de Modalidades Desportivas Fora do Contexto Escolar.
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O Relatório de Estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação de Física nos Ciclos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este relatório advém do Estágio Pedagógico concretizado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, no ano letivo 2019/2020, na turma do 9ºC inserida no ensino Artístico-Articulado com a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra.O Estágio Pedagógico pretende que o professor em formação, aplique os conhecimentos adquiridos ao longo dos vários anos académicos, desde a licenciatura ao mestrado, num contexto real. A personalidade, filosofia, experiências anteriores e ética profissional do estagiário será o que o tornará diferente e único durante todo este processo pedagógico.O presente relatório apresenta-se dividido em três capítulos distintos, nos quais estão relatados os principais conceitos e aprendizagens do Estágio Pedagógico. O primeiro capítulo consiste numa contextualização da prática, onde está descrito o contexto real no qual o estágio estava inserido, tal como a caraterização da escola, da turma, do grupo disciplinar e do núcleo de estágio. O segundo capítulo compreende uma análise crítica sobre a intervenção pedagógica prestada, uma reflexão sobre os processos de ensino aprendizagem aplicados e de todas as tarefas executadas ao longo do estágio, bem como uma reflexão sobre a experiência de lecionar Educação Física num formato de ensino à distância. Por fim, o terceiro capítulo diz respeito ao aprofundamento do Tema-Problema, que incidiu num estudo para verificar “A influência do circuito de treino funcional regular na aptidão física dos alunos do 9ºano. Estudo comparativo entre alunos praticantes e não praticantes de modalidades desportivas fora do contexto escolar.”, onde foi possível apurar a importância que o treino funcional regular possui sobre a melhoria da aptidão física dos alunos, nomeadamente, dos que não praticam modalidades desportivas fora do contexto escolar.
This Internship Report was developed to meet the requirements of the master's degree in the teaching of Physical Education in Basic and Secondary School of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra. This document is the result of a Supervised Practicum accomplished at Quinta das Flores Elementary and Secondary School, during the 2019/2020 academic year, with 9th grade class C inserted in Artistic-Articulated teaching with the Artistic School of Coimbra Music Conservatory.The Pedagogical Internship aims to provide the opportunities to apply all the knowledge that was acquired over several academic years, from undergraduate to masters, in a real context. Personality, philosophy, former experiences, and the intern professional ethic will make this pedagogical process different and unique from others.The Internship Report is divided into three distinct chapters, in which the main concepts and learning processes of the Pedagogical internship are described. The first chapter offers a practice contextualization, where the actual context, in which the internship was inserted, is described, as well as the school characteristics, class, disciplinary group, and internship centre. The second chapter comprises a critical analysis of the provided pedagogical intervention, a reflection on the applied teaching processes and all performed tasks throughout the internship, as well as thoughts on the experience of teaching Physical Education in a distance learning format. Finally, the third chapter concerns the deepening of the problematic. The study was focused on the verification of "The influence of the regular functional training circuit on the physical fitness of 9th grading students. A comparative study among practising and not practising sports outside the school context students.", where it was possible to ascertain the importance that regular functional training has on improving the physical fitness of students, particularly on those who do not practice sports outside the school context.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/96678
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1920_Telma_Martins.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

7
checked on Dec 24, 2021

Download(s)

2
checked on Dec 24, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons