Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96675
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorFigueiredo, Catarina Ramos-
dc.date.accessioned2021-12-09T23:01:57Z-
dc.date.available2021-12-09T23:01:57Z-
dc.date.issued2020-07-22-
dc.date.submitted2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96675-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO presente relatório representa todo o processo desenvolvido durante o Estágio Pedagógico, momento esse caraterizado pela aplicação de todos os conhecimentos adquiridos durante os anos de formação académica anteriores, realizando a transição da teoria à prática e da função de aluno para professor, estando aqui toda a aplicação inserida num contexto real de ensino. Representa a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que foi desenvolvido na Escola Básica Marquês de Marialva, com a turma E do 8º ano de escolaridade, no decorrer do ano letivo de 2019/2020.Este relatório apresenta a componente prática realizada diariamente na escola. Apresenta e reflete sobre as decisões, sucessos e fracassos sentidos durante o Estágio Pedagógico. Descreve as fases do planeamento, realização e avaliação desenvolvidas com vista o sucesso e evolução dos alunos e da sua aprendizagem, bem como a nossa participação no meio escolar.Neste sentido, este documento apresenta três capítulos associados a contextos diferentes. O primeiro capítulo consiste na caraterização do contexto da prática pedagógica. O segundo capítulo é organizado por quatro áreas de atuação – atividade de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas, e atitude ético-profissional. O terceiro capítulo é referente a um estudo de investigação, que foi desenvolvido ao longo do ano letivo, sobre a perceção de professores e respetivos alunos em relação à prática pedagógica dos professores.por
dc.description.abstractThis report represents the entire process developed during the Teacher Training, a moment characterized by the application of all the knowledge acquired during the years of previous academic training, making a transition from theory to practice and the functions of the student to teacher, here all. Application inserted in a real teaching context. Represent a conclusion of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, which was developed at the Basic School Marquês de Marialva, with a class E of the 8th year of schooling, no during the academic year 2019/2020.This report presents the practical component carried out daily at school. It presents and reflects on the decisions, successes and failures felt during the Pedagogical Internship. It describes the stages of planning, implementation and evaluation developed with a view to the success and evolution of students and their learning, as well as our participation in the school environment.In this sense, this document presents three chapters associated with different contexts. The first chapter consists of characterizing the context of the pedagogical practice. The second chapter is organized by four areas of activity - teaching-learning activity, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and ethical-professional attitude. The third chapter refers to a research study, which was developed throughout the school year, on the perception of teachers and their students in relation to the pedagogical practice of teachers.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectIntervenção Pedagógicapor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectPerceçãopor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectPedagogical Interventioneng
dc.subjectReflectioneng
dc.subjectPerceptioneng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (EB2,3 Marquês de Marialva) . Cantanhede no Ano Letivo 2019/2020por
dc.title.alternativePedagogical Internship Report Developed Marquês de Marialva School Group (EB2.3 Marquês de Marialva). Cantanhede in the Academic Year 2019/2020eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva (EB2,3 Marquês de Marialva) . Cantanhede no Ano Letivo 2019/2020por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202808394-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFigueiredo, Catarina Ramos::0000-0003-4252-3339-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriRamos, Susana Isabel Vicente-
uc.degree.elementojuriSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
uc.degree.elementojuriRêgo, Ivo António Silva-
uc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1920_Catarina_Figueiredo.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

55
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

70
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons