Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96669
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLO DR.ª MARIA ALICE GOUVEIA, JUNTO DE UMA TURMA DO 7º ANO NO ANO LETIVO DE 2019/2020. O EFEITO DA APLICAÇÃO DE CIRCUITOS DE TREINO FUNCIONAL NA APTIDÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO 7º ANO
Other Titles: Pedagogical internship report developed at Escola Básica do 2º e 3º Ciclo Dr. ª Maria Alice Gouveia with a 7th-grade class during the academic year 2019/2020. The effect of functional training circuits in physical aptitude in 7th-grade students
Authors: Oliveira, José Carlos Apóstolo de
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: Estágio Pedagógico; Processo Ensino Aprendizagem; Aptidão Física; Treino Funcional; Educação Física; Pedagogic internship; The teaching-learning process; Physical Aptitude; Functional Training; Physical Education
Issue Date: 22-Jul-2020
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLO DR.ª MARIA ALICE GOUVEIA, JUNTO DE UMA TURMA DO 7º ANO NO ANO LETIVO DE 2019/2020. O EFEITO DA APLICAÇÃO DE CIRCUITOS DE TREINO FUNCIONAL NA APTIDÃO FÍSICA DOS ALUNOS DO 7º ANO
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente trabalho foi realizado no âmbito da disciplina Relatório de Estágio, do segundo ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Coimbra. Este tem como objetivo principal apresentar uma descrição reflexiva das atividades realizadas ao longo do estágio pedagógico realizado na Escola Básica do 2º e 3º ciclo Dr.ª Maria Alice Gouveia, no ano letivo 2019/2020. Neste trabalho iremos apresentar as atividades realizadas ao longo do ano letivo, bem como as vivências, dificuldades e aprendizagens ocorridas. O relatório de estágio será dividido em duas componentes fundamentais. A primeira, relativa às nossas experiências, e a segunda correspondente ao projeto tema-problema denominado: o efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 7º anoNa primeira parte, iremos apresentar a caracterização da escola, da turma, bem como as nossas experiências nas várias dimensões do processo pedagógico, planeamento, ação e avaliação. Serão ainda apresentadas as nossas vivências e aprendizagens, nas atividades de organização e gestão escolar e dos projetos e parcerias educativas.A segunda parte do relatório, dedicada, ao tema problema, será constituída por uma apresentação geral do tema, o efeito da aplicação de circuitos de treino funcional na aptidão física dos alunos do 7º ano, o processo metodológico e, a apresentação e discussão dos resultados obtidos e respetivas conclusões.O trabalho baseou-se na comparação de duas turmas do 7º ano, uma que durante 14 semanas, com um período de interrupção letiva de 3 semanas, realizou circuitos de treino funcional nas suas aulas de educação física, e outra turma que não realizou o referido circuito (controle). Após analisar os resultados, concluímos que a turma sujeita ao circuito de treino funcional, durante as aulas, melhorou de forma significativa a sua aptidão física, quando comparada com a turma de controle.
The current study was carried out within the framework of the subject Pedagogic Training – Internship Report of the second year of Masters in Primary and Secondary Physical Education at the University of Coimbra. This study aim is to present a reflective description of the activities done during the pedagogic internship which took place in Escola Básica do 2º e 3º Ciclo Dr. ª Maria Alice Gouveia during the academic year 2019/2020.In this study we will present the activities we performed during this academic year as well as our experiences, difficulties, and apprenticeships.The internship report will be divided into two fundamental components. The first one is related to our experiences and the second one regarding our topic/problem called: The effect of functional training circuits in physical aptitude in 7th-grade students.In the first part of this report, we will present the school, classes, and internship group’s characteristics, as well as our experiences during the pedagogic learning process, planning, action, and assessment. We will also present our personal experiences and learning during school organization and management activities along with projects and educational partnerships.The second part of the report, dedicated to topic/problem, shall be composed of a general presentation of the topic - The effect of functional training circuits in physical aptitude in 7th-grade students, the methodological process used for the basis of the study and a presentation and discussion of the results and its conclusions.Our study was based in the comparison of two grade 7 classes, for fourteen weeks (with a school interruption of three weeks), in which one class performed functional circuit training during their Physical Education lessons and the other did not - called the control group.After analyzing the results of this comparison, we could conclude that the class which performed the functional circuit training during Physical Education lessons has significantly improved their physical aptitude when compared with the control group.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/96669
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2020_José_Oliveira.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

7
checked on Dec 24, 2021

Download(s)

2
checked on Dec 24, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons