Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96668
Title: Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºG, no ano letivo 2019/2020 “Jogos sem Competição para a perceção do bem-estar relacional em alunos do 7º ano de escolaridade”
Other Titles: Pedagogical Internship Report, held at the Basic School 2/3 Martim de Freitas, with the class 7ºG, during the school year 2019/2020 "Games without Competition for the perception of well being relationship in 7th grade students"
Authors: Viegas, Tiago Clemêncio
Orientador: Pereira, Artur Manuel Romão
Keywords: Educação Física; Intervenção Pedagógica; Análise Reflexiva; Jogos sem competição; emoções; Physical Education; Pedagogical Intervention; Reflective Analysis; Games without competition; emotions
Issue Date: 29-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 7ºG, no ano letivo 2019/2020 “Jogos sem Competição para a perceção do bem-estar relacional em alunos do 7º ano de escolaridade”
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O seguinte trabalho verte a análise reflexiva sobre a Prática Pedagógica Supervisionada em Educação Física, realizada na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, do concelho de Coimbra, junto da turma G do 7º ano de escolaridade, no ano letivo 2019/2020. Enquadra-se no Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Este Estágio Pedagógico desenvolveu-se em várias áreas, promovendo os primeiros passos de prática pedagógica em contexto real. Ramificou-se nas atividades de ensino-aprendizagem, organização e gestão escolar, e, projetos e parcerias, complementando-se sempre pela atitude ético-profissional. Através destas componentes, permitiu a formulação de um exercício completo de prática profissional, fomentando o desenvolvimento de um espetro alargado de competências adquiridas ao longo da formação académica.A sua estrutura preconiza uma sistematização de três pilares. Inicia-se através da contextualização da prática, onde procuramos caracterizar o ecossistema em que se desenvolveu o Estágio Pedagógico. Esta contextualização permite alicerçar a análise reflexiva realizada no segundo capítulo. Neste capítulo, procuramos refletir sobre todas as didáticas e áreas de intervenção, escrutinando todo o trabalho levado a cabo, tanto nas atividades de gestão escolar, projetos desenvolvidos, entre outros, como na conceptualização das metodologias operacionalizadas para avaliar, planear e ensinar. Detalhamos sobre as adaptações tomadas, para enfrentar as novidades do ensino à distância, uma consequência necessária, imposta para combater a pandemia Covid-19. Alargamos ainda a aspetos dilemáticos que enriqueceram as nossas reflexões e práticas pedagógicas e os valores morais que acompanharam as nossas práticas, na construção da nossa identidade profissional docente. No último segmento, apresentamos o nosso aprofundamento científico de um problema, que se converteu numa oportunidade de estudarmos os jogos sem competição, enquanto ferramenta promocional de bem-estar emocional nas aulas de Educação Física.
The following work examines the reflexive analysis on Supervised Pedagogical Practice in Physical Education, held at the Basic School 2/3 Martim de Freitas, in the municipality of Coimbra, with the G class of the 7th year of schooling, in the academic year 2019/2020. It is part of the Master Degree in Physical Education, for Teaching at Basic and Secondary Education levels, held at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.This Pedagogical Internship develops in several areas, promoting the first steps of pedagogical practice in a real-life context. It then expands into teaching-learning, organization and school management activities and projects and partnerships, complemented by an ethical-professional attitude. These elements allowed for a complete procedure of the professional practice, fostering the development of a broad spectrum of skills acquired during academic studies.Its structure is developed on three pillars. It starts by contextualizing the practice, seeking to characterize the ecosystem in which the Pedagogical Internship was developed. This contextualization lays the ground for the reflexive analysis carried out in the second chapter, a reflexive analysis of the practice. In this chapter, we seek to reflect on all didactics and areas of intervention. We scrutinize all the work carried out, such as in school management activities, projects developed, among others, as well as in the conceptualization of operational methodologies to evaluate, plan and teach. We detail on the adaptations required to face the novelties of distance learning, a necessary consequence, imposed by the combat on the Covid-19 pandemic. We extended it to dilemmatic aspects that enriched our reflections and pedagogical practices and the moral values that accompanied our procedures, in the construction of our professional teaching identity. In the last segment, a deepening of scientific problem is addressed, which is the opportunity to study games without competition, as a promotional tool for emotional well-being in Physical Education classes.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96668
Rights: openAccess
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