Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96665
Title: "Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, Junto da Turma do 9ºD, no Ano Letivo 2019/2020"
Other Titles: "Pedagogical Internship Report Developed at the Secondary School of Lousã, with the 9th Class D, in the Academic Year 2019/2020"
Authors: Santos, Miguel Ângelo Brito
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Obesidade; Aptidão Física; Internship’s Report; Physical Education; Obesity; Physical Fitness
Issue Date: 27-Jul-2020
Serial title, monograph or event: "Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, Junto da Turma do 9ºD, no Ano Letivo 2019/2020"
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: A realização do presente relatório final de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Relatório de Estágio inserida no 2º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O estágio pedagógico decorreu ao longo do ano letivo 2019/2020, na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 9º D.Neste documento são relatadas de uma forma critica as vivências, tarefas desenvolvidas em diferentes âmbitos e o progresso realizado ao longo do ano. Inicialmente é feita a análise reflexiva relativamente à prática pedagógica tanto a nível do planeamento como da realização. Para finalizar, é feita a apresentação do aprofundamento do tema-problema, procurando-se perceber quais as relações entre a aptidão física e os indicadores de obesidade em alunos do 3º ciclo do ensino básico.A amostra deste estudo foi constituída por 67 participantes de ambos os sexos (33 rapazes e 34 raparigas), com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos. Como indicadores de obesidade, foram avaliados o índice de massa corporal (IMC) e a massa gorda (%MG) calculada pelo modelo proposto por Slaughter (1988), utilizando os valores das pregas cutâneas tricipital e geminal. Para a avaliação das componentes da aptidão física, foram aplicados os testes recomendados pela bateria FITescola. Para a cálculo do VO2max foi utilizado a equação proposta Léger e Lambert (1982). Verificou-se que: a) A maioria dos alunos encontra-se no nível de magreza leve, sendo o valor médio do IMC de 22,2 estando este valor entre os valores considerados para o peso normal (18,5 < 24,9); b) Os rapazes apresentam maior força resistente abdominal, maior força resistente dos membros superiores, maior força potente dos membros inferiores, mais velocidade, mais agilidade e menos %MG; c) A aptidão cardiorrespiratória está inversamente relacionada com o IMC, com a %MG e com a Circunferência da cintura (CC); d) A força abdominal está inversamente relacionada com %MG e com CC, mas não com o IMC; e) A potência inferior está inversamente relacionada com a %MG, mas não com o IMC nem com a CC.
This report is inserted in the curricular unit of “Teacher Training” of 2nd year of the Master in Teaching Physical Education in and Elementary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education from University of Coimbra.The internship was comprehended between the year of 2019/20 at Escola Secundária da Lousã, with the nineth graders, class D.In this document, experiences, tasks developed in different areas and progress made throughout the year are critically reported. Initially, a reflective analysis is made regarding the pedagogical practice, both in terms of planning and implementation. To conclude, the presentation of the deepening of the problem-theme is made, trying to understand the relationship between physical fitness and obesity indicators in students of the 3rd cycle of basic education.The sample of this study consisted of 67 participants of both sexes (33 boys and 34 girls), aged between 15 and 17 years old. As indicators of obesity, body mass index (BMI) and fat mass (% MG) were calculated using the model proposed by Slaughter (1988), using the values of the tricipital and geminal skin folds. For the evaluation of the components of physical fitness, the tests recommended by the FITescola battery were applied. For the calculation of VO2max, the proposed equation Léger and Lambert (1982) was used.It was found that: a) Most students are at the level of light thinness, with an average BMI value of 22.2, this value being among the values considered for normal weight (18.5 <24.9) ; b) Boys have greater abdominal strength, greater upper limb strength, greater potent lower limb strength, more speed, more agility and less% MG; c) Cardiorespiratory fitness is inversely related to BMI,% MG and waist circumference (WC); d) Abdominal strength is inversely related to% MG and WC, but not to BMI; e) The lower power is inversely related to% MG, but not to BMI or WC.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96665
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg2020_Miguel_Santos.pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

69
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

74
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons