Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96662
Title: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºA no ano letivo 2019/2020 O efeito da aplicação do treino funcional regular nas aulas de Educação Física de uma turma do 11º ano: estudo comparativo entre praticantes e não praticantes de modalidades desportivas extracurriculares
Other Titles: Report of Pedagogical Internship developed at the Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (Quinta das Flores Elementary and Secondary School), with the class of the 11th grade (11ºA) in the school year 2019/2020. The effect of the application of regular functional training in PE classes on the physical fitness of a class in 11th grade: comparative study between practitioners and non-practitioners of extracurricular sports
Authors: Costa, Andreia Isabel Gonçalves da
Orientador: Carvalho, Maria de Lurdes Tristão Ávila
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Intervenção Pedagógica; Aptidão Física; Circuito de Treino Funcional; Internship; Physical Education; Pedagogical Intervention; Physical Fitness; Functional Training Circuit
Issue Date: 11-Dec-2020
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores junto da turma do 11ºA no ano letivo 2019/2020 O efeito da aplicação do treino funcional regular nas aulas de Educação Física de uma turma do 11º ano: estudo comparativo entre praticantes e não praticantes de modalidades desportivas extracurriculares
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente documento resulta da análise e respetiva reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico, realizado na Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, junto da turma do 11ºA no ano letivo 2019/2020.Dividido em quatro capítulos, este relatório retrata, sobretudo, as dimensões Atividades de Ensino-Aprendizagem e Atitude Ético-Profissional, não deixando de mencionar as restantes dimensões - Atividades de Organização e Gestão Escolar e Projeto e Parcerias Educativas. Estas quatro dimensões são o ponto crucial do relatório (capítulo 3), que são apresentadas após uma breve contextualização do meio (capítulo 2) e do enquadramento biográfico (capítulo 1).O quarto e último capítulo refere-se ao Tema Problema intitulado - O efeito da aplicação do treino funcional regular nas aulas de Educação Física na aptidão física de uma turma do 11º ano: estudo comparativo entre praticantes e não praticantes de modalidades desportivas extracurriculares, cujo objetivo foi averiguar o efeito da aplicação de circuitos de treino funcional de forma regular nas aulas de Educação Física na aptidão física dos alunos. Atendendo aos objetivos do estudo, as principais conclusões permitiram verificar o efeito positivo da aplicação de circuitos de treino funcional de forma regular nas aulas de Educação Física no grupo de intervenção. Foi ainda possível perceber que houve diferenças significativas em 50% dos testes (agilidade, burpees e salto à corda) quando comparados os alunos praticantes de modalidades desportivas fora do contexto escolar, entre o grupo de intervenção e o grupo de controlo, onde o grupo de intervenção apresentou melhores resultados. Por último, concluímos também que os alunos não praticantes de modalidades desportivas fora do contexto escolar do grupo de intervenção apresentaram diferenças significativamente positivas nos testes da agilidade e do salto à corda comparativamente aos alunos não praticantes do grupo de controlo.Assim, consideramos que o treino funcional em circuito pode apresentar-se como uma estratégia útil para o trabalho da aptidão física em ambiente escolar. Consideramos ainda que os alunos que só têm oportunidade de ter acompanhamento profissional do seu treino, nas aulas de Educação Física com qualidade e supervisão, podem usufruir de uma oportunidade única para o desenvolvimento da sua aptidão física.
This document is the result of the analysis and respective reflection on all the work carried out during the Pedagogical Internship, held at the Escola Básica e Secundária Quinta das Flores (Quinta das Flores Elementary and Secondary School), with the class of the 11th grade (11ºA) in the school year 2019/2020.Divided into four chapters, this report portrays, above all, the dimensions Teaching-Learning Activities and Ethical-professional Attitude, while mentioning the other dimensions - School Organisation and Management Activities and Educational Projects and Partnerships. These four dimensions are the crucial point of the report (chapter 3), which are presented after a brief contextualisation of the medium (chapter 2) and the biographical framework (chapter 1).The fourth and last chapter, refers to the Theme Problem entitled - The effect of the application of regular functional training in PE classes on the physical fitness of a class in 11th grade: comparative study between practitioners and non-practitioners of extracurricular sports, whose aim was to ascertain the effect of the application of regular functional training circuits in PE classes on the physical fitness of students. Given the objectives of the study, the main conclusions were to verify the positive effect of the application of functional training circuits on the physical fitness of pupils in the intervention group. It was also possible to notice that there were significant differences in 50% of the tests (agility, burpees and rope jumping) when comparing pupils practising sports outside the school context, between the intervention group and the control group, where the intervention group showed better results. Finally, we also conclude that students who do not play sports outside the school context of the intervention group showed significantly positive differences in the agility and rope-jumping tests compared to students who do not play the control group.Thus we consider that functional circuit training can present itself as a useful strategy for the work of physical fitness in a school environment. We also consider that students who only have the opportunity to have professional follow-up of their training, in Physical Education classes with quality and supervision, can enjoy a unique opportunity for the development of their physical fitness.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96662
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Est1920_Andreia_Costa.pdf3.68 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

91
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

93
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons