Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96660
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 12ºF no ano letivo de 2019/2020. Perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem: diferenças entre alunos federados e não federados
Other Titles: Pedagogical Internship Report developed at the Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte with class F of the 12th grade in the academic year 2019/2020. Students' perception of the influence of self-assessment on their learning: differences between federated and non-federated students
Authors: Pinheiro, Cristiano Nascimento
Orientador: Nobre, Paulo Renato Bernardes
Keywords: Aprendizagem; Autoavaliação; Educação Física; Estágio Pedagógico; Federados; Learning; Self-Assessment; Physical Education; Pedagogical Internship; Federated
Issue Date: 11-Dec-2020
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte junto da turma do 12ºF no ano letivo de 2019/2020. Perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem: diferenças entre alunos federados e não federados
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente relatório revela o trabalho desenvolvido durante o Estágio Pedagógico na Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte, junto da turma F do 12º ano de escolaridade do curso de ciências socioeconómicas, no ano letivo de 2019/2020, tendo em vista a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física da Universidade de Coimbra.Este documento visa refletir e apresentar toda a componente prática realizada, mostrando todas as decisões, estratégias, e dificuldades sentidas durante o Estágio Pedagógico, que culminaram na evolução enquanto professor de Educação Física (EF). Através deste documento é descrito o planeamento, a realização e avaliação das práticas, que procuraram o melhor processo de aprendizagem para os alunos, contribuindo para o desenvolvimento das suas competências e conhecimentos.Assim sendo, ao longo deste documento são apresentados quatro capítulos: a contextualização da prática desenvolvida, a análise reflexiva sobre a prática pedagógica, o ensino à distância “Covid-19” e a apresentação do aprofundamento do tema-problema. O primeiro menciona as expectativas iniciais e a caracterização do contexto escolar. O segundo subdivide-se por quatro áreas de intervenção: as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e por último a atitude ético-profissional. O terceiro capítulo aborda as estratégias adotadas e as dificuldades sentidas ao longo do ensino à distância. O quarto e último capítulo faz referência ao estudo de investigação desenvolvido durante o ano letivo em relação a perceção dos alunos sobre a influência da autoavaliação na sua aprendizagem, e diferenças entre alunos federados e não federados. O estudo revelou que os alunos percecionam uma melhoria da aprendizagem através do uso da avaliação, sendo os alunos federados, os que percecionam uma maior influência. Estes apresentam mais capacidades para se autoavaliarem no seu nível de desempenho.
The present report reveals the work developed during the Pedagogical Internship at the Engenheiro Acácio Calazans Duarte Secondary School, with the class F of the 12th year in the socioeconomic sciences course, in the academic year 2019/2020, with the aim of concluding the Master in Physical Education Teaching at the University of Coimbra.This document aims to reflect and present the entire practical component performed, showing all the decisions, strategies, and difficulties experienced during the Pedagogical Internship, which culminated in the evolution as a Physical Education teacher. This document describes the planning, implementation and evaluation of practices, which sought the best learning process for the students, contributing to the development of their skills and knowledge.Therefore, throughout this document, four chapters are presented: the contextualization of the developed practice, the reflective analysis on the pedagogical practice, the distance learning “Covid-19” and the presentation of the problem-theme. The first mentions the initial expectations and the characterization of the school context. The second is subdivided into four intervention areas: teaching-learning activities, organization and school management activities, educational projects and partnerships, and finally, the ethical-professional attitude. The third chapter addresses the strategies adopted and the difficulties experienced during distance learning. The fourth and last chapter refers to the research study developed during the school year in relation to students' perceptions about the influence of self-assessment on their learning, and differences between federated and non-federated students. The study revealed that students perceive an improvement in learning through the use of assessment, with federated students being those who perceive greater influence. These have more capacity to self-assess their level of performance.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96660
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1920_Cristiano_Pinheiro.pdf3.56 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

51
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

35
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons