Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96659
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS, JUNTO DA TURMA DO 9ºG, NO ANO LETIVO 2019/2020 “A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DE GRUPOS NO DESEMPENHO DOS ALUNOS NO JOGO DE FUTSAL”
Other Titles: PRACTICUM REPORT, DEVELOPED AT THE BASIC SCHOOL 2/3 MARTIM DE FREITAS, WITH THE CLASS G OF THE NINTH GRADE, AT THE ACADEMIC YEAR OF 2019/2020 "THE INFLUENCE OF GROUP FORMATION IN THE PERFORMANCE OF THE STUDENTS IN FUTSAL GAME"
Authors: Coelho, Leonardo Manuel Afonso
Orientador: Pereira, Artur Manuel Romão
Keywords: Educação Física; Intervenção Pedagógica; Ensino à Distância; Formação de Grupos; Diferenciação Pedagógica; Physical Education; Pedagogical Intervention; Distance Learning; Group Formation; Pedagogical Differentiation
Issue Date: 24-Jul-2020
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS, JUNTO DA TURMA DO 9ºG, NO ANO LETIVO 2019/2020 “A INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DE GRUPOS NO DESEMPENHO DOS ALUNOS NO JOGO DE FUTSAL”
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Estágio Pedagógico, que surge do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, realizado na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, junto da turma do 9ºG, no ano letivo 2019/2020, culmina com a realização do Relatório de Estágio Pedagógico.Ao longo do Estágio Pedagógico foi possível aplicarmos os conhecimentos em contexto real, embora de forma orientada e supervisionada, com o intuito de nos profissionalizarmos enquanto futuros docentes. Este relatório expõe as principiais aprendizagens, tomadas de decisão e dificuldades, com base numa reflexão crítica e sustentada sobre a prática pedagógica. O Relatório de Estágio contempla três capítulos, sendo no primeiro apresentado uma caracterização do contexto e da realidade, no segundo a reflexão sobre a intervenção pedagógica e no terceiro o aprofundamento do tema/problema. No primeiro capítulo é elaborada uma contextualização da prática pedagógica, das expectativas iniciais e do plano de formação delineado. No segundo capítulo é realizada uma análise crítica e reflexiva da intervenção pedagógica, incidindo nas fases de planeamento, de realização e de avaliação. É também feito um balanço das atividades desenvolvidas no acompanhamento das funções de Diretor de Turma, bem como dos projetos e parcerias educativas. Este capítulo contém ainda uma reflexão acerca da atitude ético-profissional, das questões dilemáticas e da modalidade de ensino à distância, que pudemos experienciar de forma singular. No último capítulo consta o aprofundamento do tema/problema, tema esse que não foi investigado através da aplicação prática de uma metodologia, mas através da apresentação dos resultados esperados, com base na revisão bibliográfica realizada. O estudo permitiria analisar a influência que a formação de grupos, realizada com base na diferenciação pedagógica, teria no desempenho dos alunos no jogo de Futsal.
The Supervised Practicum, which is part of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, held at the Basic School 2/3 Martim de Freitas, together with the 9th G class, in the academic year of 2019/2020, culminates with the realization of the Practicum Report. Throughout the Supervised Practicum, it was possible to apply the knowledge in a real context, although in a guided and supervised manner, for us to become professionals as future teachers. This report exposes the main learnings, decision-making and difficulties, based on a critical and sustained reflection about the pedagogical practice. The Practicum Report includes three chapters, the first one defining a characterization of the context and reality, the second reflecting on the pedagogical intervention and the third, the deepening of the theme/problem. In the first chapter there is a contextualization of the pedagogical practice, of the initial expectations and of the training plan. In the second chapter, a critical and reflective analysis of the pedagogical intervention is carried out, focusing on the planning, implementation and evaluation phases. A balance of the activities in monitoring the functions of the Class Director is also made, as well as of educational projects and partnerships. This chapter also contains a reflection about the ethical-professional attitude, dilemmatic issues and distance learning modality, which we were able to experience in a unique way. In the last chapter, the deepening of the theme/problem is presented, with a theme that was not investigated through the application of a methodology practice, but through the presentation of the expected results, based on a bibliographic review. The study would allow to analyze the influence of a group formation in the performance of the students in the futsal game, carried out based on the pedagogical differentiation.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/96659
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1920_Leonardo_Coelho.pdf3.42 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Dec 24, 2021

Download(s)

1
checked on Dec 24, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons