Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96657
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2019/2020. A Perceção sobre a Intervenção Pedagógica dos Professores de Educação Física e dos Respetivos Alunos e Alunas da Escola Secundária de Avelar Brotero: Estudo Comparativo entre Géneros.
Other Titles: Teacher Training report developed at Secondary School Avelar Brotero in the school year 2019/2020. The Perception on the pedagogical intervention of the teachers of physical education and of their students of Escola Secundária de Avelar Brotero: Comparative study between genders
Authors: Dias, Ana Carolina Bessa Queirós
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Perceção; Physical Education; Teacher Training; Pedagogical Intervention; Perception
Issue Date: 28-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo 2019/2020. A Perceção sobre a Intervenção Pedagógica dos Professores de Educação Física e dos Respetivos Alunos e Alunas da Escola Secundária de Avelar Brotero: Estudo Comparativo entre Géneros.
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O relatório de estágio compila o percurso pedagógico desenvolvido durante a realização do estágio pedagógico. Este consistiu na inclusão do professor estagiário no contexto prático real, fazendo a transição entre o conhecimento teórico adquirido ao longo da formação académica para uma prática docente supervisionada. Corresponde a uma fase que representa o término da vida académica, conciliando em si todo o conhecimento, competências pedagógicas assimiladas e a aplicação das mesmas. Assim, o estágio pedagógico simboliza a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio pedagógico teve lugar na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma 12º 1F, no ano letivo 2019/2020. Desta forma, o documento em questão tem como intuito a reflexão sobre o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, fundamentando as tomadas de decisão, cujo foco seria o de possibilitar a aprendizagem de todos os integrantes, segundo a elaboração de uma análise crítica e reflexiva. Este documento encontra-se dividido em 3 temas cruciais, sendo estes a contextualização da prática desenvolvida, a análise reflexiva relativamente à prática pedagógica e, por último, o aprofundamento ao tema-problema. O primeiro aborda as expetativas iniciais e a caraterização do contexto. O segundo reparte-se em 4 áreas, nomeadamente as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas e atitude ético-profissional. O terceiro e último tema, corresponde ao estudo de investigação, realizado e desenvolvido ao longo do ano letivo, acerca da perceção sobre a intervenção pedagógica dos professores de Educação Física e dos respetivos alunos e alunas da Escola Secundária de Avelar Brotero: Estudo comparativo entre géneros.
The current report joins all the pedagogic path developed during the teacher training that consisted on the inclusion of the trainee teacher in the real practical context, making the transition between the theoretical knowledge acquired during the academic training and the supervised teaching practice. The pedagogical internship symbolizes the end of the Master's Degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. Therefore, this report corresponds to a phase that represents the end of academic life, reconciling on itself all the knowledge, assimilated pedagogical skills and its practical application. The pedagogical internship took place at the Escola Secundária de Avelar Brotero, with the class 12º 1F, in the academic year 2019/2020. The document in question, aims to reflect all the work developed throughout the school year, supporting the decision making, whose focus consisted on empower the learning of all members, according to the development of a critical and reflective analysis. This document is divided into three crucial themes, which are, the contextualization of the developed practice, the reflective analysis in relation to the pedagogical practice and, finally, the deepening of the problem-theme. The first addresses the initial expectations and the characterization of the context. The second is divided into four areas, namely teaching-learning activities, organization and school management activities, educational projects and corresponding partnerships and an ethical-professional attitude. The third and last theme, corresponds to the research study, carried out and developed throughout the school year, on the perception of the pedagogical intervention of Physical Education teachers and their students of Escola Secundária de Avelar Brotero: Comparative study between genders.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96657
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1920_Ana_Dias.pdf2.43 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

50
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

33
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons