Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96655
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9ºB, NO ANO LETIVO 2019/2020 "Interesse pela Educação Física"
Other Titles: PEDAGOGICAL TRAINING REPORT DEVELOPED AT LOUSÃ SECONDARY SCHOOL, NEXT TO THE 9TH B CLASS, IN THE 2019/2020 SCHOOL YEAR "Interest in Physical Education"
Authors: Pinto, Ana Carolina Ribeiro
Orientador: Martins, Raul Agostinho Simões
Keywords: Relatório de Estágio; Educação Física; Reflexão; Educação Física; Ensino Básico e Secundário; Internship Report; Physical Education; Reflection; Interest; Basic and Secondary Education
Issue Date: 21-Jul-2020
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ, JUNTO DA TURMA DO 9ºB, NO ANO LETIVO 2019/2020 "Interesse pela Educação Física"
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: The Pedagogical Internship was developed at the Secondary School of Lousã, in 9ºB class of the academic year 2019/2020. In this Pedagogical Internship Report is aborded the full process developed, all difficulties felt and all knowledge acquired in the course of this experience, and represents the conclusion of the Master in Physical Education Teaching in Basic Education and Secondary, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of University of Coimbra.The Pedagogical Internship Report is divided into three chapters: the first chapter characterises the context of pedagogical practice; the second one makes a reflective analysis of pedagogical practice, which is subdivided into four areas of activity - teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and ethical-professional attitude; and the last chapter deepens the problem-theme, designated "Interest in Physical Education". This study proposes to analyse the interest of students in basic and secondary education in the subject of Physical Education. It was applied a questionnaire to all students in the 2nd and 3rd cycle of basic education and secondary education at the Grouping of Schools of Lousã.The results obtained show, for the female sex, a decrease in interest with the progression in the study cycles, and for the male sex, a maintenance of interest throughout the study cycles. This evidence confirms the hypothesis that, with the progression of study cycles, boys demonstrate more positive attitudes about discipline Physical Education compared to girls. However, this results contradict the assumption that girls' interest in lower levels of education is higher than that of boys.
O Estágio Pedagógico foi desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma 9ºB, no ano letivo de 2019/2020. O presente documento, Relatório de Estágio Pedagógico, pretende retratar todo o processo desenvolvido, todas as dificuldades sentidas e as aprendizagens adquiridas no decurso desta experiência, e representa a conclusão de mais uma etapa de formação, o Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Relatório de Estágio Pedagógico encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro capítulo, alusivo à caracterização do contexto da prática pedagógica; o segundo capítulo, alusivo à análise reflexiva sobre a prática pedagógica, que se encontra subdividido em quatro áreas de atuação - atividades de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas, e atitude ético-profissional; e o último capítulo, alusivo ao aprofundamento do tema-problema, designado “Interesse pela Educação Física”. Ao desenvolver este estudo pretendemos analisar o interesse dos estudantes do ensino básico e do ensino secundário pela disciplina de Educação Física. Para tal, foi aplicado um questionário a todos os alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do Agrupamento de Escolas da Lousã.Os resultados obtidos mostram, para o sexo feminino, uma tendência de descida no interesse com a progressão nos ciclos de estudos, e para o sexo masculino, uma manutenção do interesse ao longo dos ciclos de estudos. Estas evidências confirmam a hipótese de que, à medida que os alunos progridem no ano de escolaridade, os rapazes demonstram atitudes mais positivas, comparativamente às raparigas. No entanto, contrariam o pressuposto de o interesse das raparigas em níveis de escolaridade mais baixos ser superior ao dos rapazes.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/96655
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel-Estg1920-Ana-Pinto.pdf2.5 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Dec 24, 2021

Download(s)

1
checked on Dec 24, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons