Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96651
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Vimioso “Atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vimioso”.
Other Titles: Pedagogical Internship Report developed in the Vimioso School Group "Attitudes of students without disabilities towards the inclusion of students with disabilities in physical education classes of the 3rd cycle of the AE de Vimioso".
Authors: Andrade, Ricardo Jorge Garcia Cabral de
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Keywords: Estágio Pedagógico; Educação Física; Atitudes; Inclusão; Deficiência; Pedagogical Internship; Physical Education; Attitudes; Inclusion; Deficiency
Issue Date: 28-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Vimioso “Atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vimioso”.
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio Pedagógico, que integra o 4º semestre do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O mesmo tem como objetivo principal apresentar uma reflexão estruturada e fundamentada sobre o percurso vivenciado no âmbito do Estágio realizado na disciplina de Educação Física no Agrupamento de Escolas de Vimioso, durante o ano letivo de 2019/2020 e encontra-se organizado em três partes fundamentais: a primeira é referente à contextualização da prática pedagógica desenvolvida; a segunda é respeitante à análise reflexiva da prática pedagógica e a terceira destinada à apresentação do tema “Atitudes dos alunos sem deficiência face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Vimioso”.A escolha deste tema decorreu de uma necessidade emergida no decurso da prática pedagógica, face ao elevado número de alunos da educação inclusiva neste Agrupamento, de forma a repensar estratégias e proporcionar contributos vantajosos para a sua inclusão e sucesso educativo. Como principal objetivo procurámos conhecer as atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência, e a influência das variáveis “género”, “idade”, “ter familiar ou amigo íntimo com deficiência” e “a presença de colega na turma com deficiência”. A amostra foi constituída por 50 alunos do 3.º ciclo do ensino regular do Agrupamento de Escolas de Vimioso, a frequentarem entre o 7.º e o 9.º ano de escolaridade, sendo 26 do sexo feminino e 24 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. O instrumento utilizado para a recolha de dados foi o questionário CAIPE-R (Childrens Attitudes Toward Integrated Physical Education-Revised), (Block, 1995) traduzido e adaptado para a população portuguesa por Campos & Ferreira (2013). Os resultados obtidos permitiram concluir que as atitudes dos alunos face à inclusão de alunos portadores de deficiência são bastante favoráveis. Não obstante não se terem observado diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis contempladas, constatou-se que as atitudes dos alunos do sexo feminino são mais favoráveis face à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF, mas por sua vez, os alunos do sexo masculino apresentam uma atitude mais favorável à alteração de regras para a inclusão dos seus pares portadores de deficiência. Ter um familiar e/ou amigo portador de deficiência, bem como a presença de colegas com deficiência na turma e nas aulas de EF também potenciam atitudes mais favoráveis.
This Training Final Report is part of the Curricular Unit Pedagogical Internship Report, which is part of the 4th semester of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education, University of Coimbra. The main objective is to present a structured and grounded reflection on the path experienced within the scope of the Internship carried out in the discipline of Physical Education in the Agrupamento de Escolas de Vimioso, during the academic year 2019/2020 and is organized in three main parts : the first refers to the contextualization of the developed pedagogical practice; the second refers to the reflexive analysis of pedagogical practice and the third aimed at presenting the theme "Attitudes of students without disabilities towards the inclusion of students with disabilities in physical education classes of the 3rd cycle of the AE de Vimioso".The choice of this theme arose from a need that borned in the course of pedagogical practice, given the high number of students in inclusive education in this group, in order to rethink strategies and provide advantageous contributions for their inclusion and educational success. As a main objective we tried to know the students' attitudes towards the inclusion of students with disabilities, and the influence of the variables “gender”, “age”, “having a family member or close friend with disabilities” and “the presence of a colleague in the class with disabilities”.The sample consisted of 50 students from the 3rd cycle of regular education at AE de Vimioso, attending between the 7th and 9th years of schooling, 26 female and 24 male, aged between 12 and 16 years old. The instrument used for data collection was the CAIPE-R questionnaire (Childrens Attitudes Toward Integrated Physical Education-Revised), (Block, 1995) translated and adapted for the Portuguese population by Campos & Ferreira (2013).The results obtained allowed us to conclude that the students' attitudes towards the inclusion of students with disabilities are quite favorable. Although there were no statistically significant differences between the variables contemplated, it was found that the attitudes of female students are more favorable towards the inclusion of students with disabilities in PE classes, instead, male students have a more favorable attitude towards changing rules for the inclusion of their disabled classmates. Having a family member and/or friend with a disability, as well as having a disabilitie classmate in the class and in PE classes also enhance more favorable attitudes.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/96651
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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