Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96650
Title: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica 2,3/S Dr. Daniel de Matos Vila, Nova de Poiares Junto da turma A do 11º Ano no ano letivo 2019/2020 "Desenvolvimento da resistência no contexto da aula de educação Física"
Other Titles: Pedagogical Internship Report for Basic School 2.3 / S Dr. Daniel de Matos, Vila Nova de Poiares Together with Class A of the 11th Year in the academic year 2019/2020 "Development of resistance in the context of Physical Education class"
Authors: Tomás, Diogo Filipe Conceição
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Capacidades Motoras; Proceso Ensino-Aprendizagem; Physical Education; Pedagogical Internship; Pedagogical Intervention; Motor Capacity; Teachig- Leraning Process
Issue Date: 22-Jul-2020
Serial title, monograph or event: Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na escola Básica 2,3/S Dr. Daniel de Matos Vila, Nova de Poiares Junto da turma A do 11º Ano no ano letivo 2019/2020 "Desenvolvimento da resistência no contexto da aula de educação Física"
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente Relatório de Estágio representa o fim do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este documento é resultante da prática pedagógica realizada na Escola Básica 2,3/S Dr. Daniel de Matos, junto da turma A do 11º ano de escolaridade no ano letivo de 2019/2020. O Estágio Pedagógico constitui, fundamentalmente, a aplicação prática de todos os conhecimentos, cultura e saberes, adquiridos nos anos de formação anteriores, tanto na área de Ciências do Desporto como na área específica de ensino da Educação Física, na posição de professor estagiário, num contexto escolar real. Esta é a primeira verdadeira experiencia no que concerne ao ensino profissional, projectado futuramente, no qual o docente procura ensinar, de modo a potenciar a aprendizagem dos alunos, realizando um bom planeamento, uma boa realização e avaliação pedagógica, explorando a diversidade de estratégias, construindo assim, um perfil de caracter profissional. Com isto, através de uma reflexão critica, devidamente organizada, são descritos os conhecimentos adquiridos, as experiências vivenciadas e as aprendizagens alcançadas durante este primeiro contacto como docente de Educação Física, sendo que se divide em três capítulos fundamentais do processo: a contextualização da prática desenvolvida, a análise reflexiva da prática pedagógica e o aprofundamento do tema-problema referente a “Desenvolvimento da resistência no contexto da aula de educação Física”.
This internship report represents the end of the Master’s Degree in Physical Education in Basic and Secondary Education at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education in the University of Coimbra. This document is the result of the pedagogical intervention carried out at a Basic School 2,3/S Dr. Daniel de Matos with class A of the 11th year of schooling in the academic year 2019/2020. Essentially, the pedagogical internship is composed by a practical application of all the knowledge, culture and the knowledge acquired in the previous training years, both directed to the Sports Science area, specifically the physical education area while in the position of intern teacher, in a real school context. This is the first real experience regarding the professional education which were projected for the future, where the teacher seeks to teach, in order to enhance the students learning abilities whilst doing a good planning, a good perception and a pedagogical evaluation to explore the diversity of strategies, thus building a professional profile.In conclusion, through a critical reflection which were properly organized, where the knowledge acquired, the experiences lived and the learning achieved during this first contact as a physical education teacher are being divided into three fundamental chapters of the process: the contextualization of the practice developed, the reflexive analysis of the pedagogical practice and the deepening of the theme related to “Development of resistance in the context of the physical education lesson.”
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96650
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Eftg19.20_Diogo_Tomás.pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

56
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

43
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons