Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96640
Title: RELATÓRIO DE ESRÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO NO ANO 2019/2020 " ESTUDO QUALITATIVO SOBRE A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA: A AUTOPERCEÇÃO DOS ALUNOS QUANTO AO PRÓPRIO NÍVEL DE DESEMPENHO"
Other Titles: PEDAGOGICAL TRAINING REPORT DEVELOPED AT AVELAR BROTERO SECONDARY SCHOOL IN THE YEAR 2019/2020 "QUALITATIVE STUDY ON PHYSICAL EDUCATION TEACHER'S INTERVENTION IN PEDAGOGICAL DIFFERENTIATION: THE SELF-PERFECTION OF STUDENTS AS TO THE PROPERTY OF OWN PROPERTY"
Authors: Abegoaria, Mafalda Ramos
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Intervenção Pedagógica; Reflexão; Diferenciação Pedagógica; Physical Education; Pedagogical Internship; Pedagogical Intervention; Reflection; Pedagogical Differentiation
Issue Date: 24-Jul-2020
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESRÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA SECUNDÁRIA AVELAR BROTERO NO ANO 2019/2020 " ESTUDO QUALITATIVO SOBRE A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA: A AUTOPERCEÇÃO DOS ALUNOS QUANTO AO PRÓPRIO NÍVEL DE DESEMPENHO"
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O presente Relatório de Estágio representa o percurso desenvolvido no Estágio Pedagógico e se caracteriza como um momento de aplicação de todos os conhecimentos anteriormente adquiridos, colocando em prática no ensino da disciplina de Educação Física de uma forma real. Neste sentido, o Estágio Pedagógico simboliza a fase de conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, tendo sido desenvolvido na Escola Secundária Avelar Brotero, em Coimbra, na turma 3B do 10º ano de escolaridade do Curso Científico – Humanístico da área de Economia, ao longo do ano letivo de 2019/2020. Neste sentido, o Estágio Pedagógico reflete uma etapa de partilha de conhecimentos, aprendizagens e experiências, centrando-se numa análise reflexiva, crítica e construtiva, fundamentando toda e qualquer decisão de ajustamento. O Relatório apresenta as diversas atividades desenvolvidas no âmbito do estágio, desde o planeamento, à realização e terminando na avaliação, centrando-se num espírito introspetivo, proporcionando evoluções quanto às diversas decisões, meios de trabalho, estratégias implementadas e, principalmente, à forma como demonstramos o caminho aos alunos, em função do sucesso dos mesmos. Para concluir, este documento é constituído por três capítulos distintos. O primeiro capítulo traduz-se na caracterização do contexto da prática e dos agentes envolvidos, nomeadamente, a escola, o núcleo de estágio, o grupo disciplinar e a turma 103B. O segundo capítulo consiste na análise reflexiva da prática pedagógica, abordando as atividades do ensino e aprendizagem, nomeadamente, as atividades de organização de gestão escolar, os projetos e parcerias educativas e a atitude ética-profissional. Por último, o terceiro capítulo representa o estudo de investigação desenvolvido ao longo do ano letivo, consistindo na análise da perceção dos alunos quanto ao próprio nível de desempenho.
This Internship Report represents the course development during the Pedagogical Internship. Is characterized as a moment of application of all previously acquired knowledge that was putting into practice while Physical Education subject for real. In this sense, this Pedagogical Internship symbolizes the end of a Master in Teaching Physical Education in Basic and High Education at the Faculty of Sports Sciences and Physical Education at the University of Coimbra, that was a performed and developed at the Avelar Brotero Secondary School, in Coimbra, along with class 3B of the 10th year of High School of the Scientific Course – Humanistic in the area of Economics, throughout the academic year 2019/2020. Furthermore, this Pedagogical Internship reflects a stage of knowledge sharing of learning and experiences, where the focus was on reflective, critical and constructive analysis while supporting all adjustment decisions. This report shows the several activities developed within the internship, from planning to implement and evaluation, having always reflective spirit, which promotes development regarding the various decisions, praises meanings for the work itself, strategies implemented and mainly the way we demonstrate our path along with students trying to achieve their success. In conclusion, this document consists in three distinct chapters. The first chapter regarding the characterization of the context of the practice and the agents involved as the school, the internship group, the disciplinary group and the 103B class. The second one consists on a reflexive analysis of pedagogical practice in terms of teaching and learning activities as school management organization activities, educational projects, partnerships and the expected ethical- professional attitude. Finally, the third chapter presents all the research study developed over the academic year, which consists mainly in the analysis of the student’s perception of their own performance level.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/96640
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1920_Mafalda_Abegoaria.pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Dec 24, 2021

Download(s)

1
checked on Dec 24, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons