Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96634
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, JUNTO DA TURMA DO 9ºA, NO ANO LETIVO DE 2019-2020 “IMPACTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NO BEM-ESTAR E SAÚDE NO ALUNO COM DISPLASIA DIAFISÁRIA PROGRESSIVA”
Other Titles: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT, DEVELOPED AT THE BASIC SCHOOL OF VILARINHO DO BAIRRO, NEXT TO THE 9TH CLASS, IN THE 2019-2020 academic year “IMPACT OF PHYSICAL EDUCATION ADAPTED ON WELL-BEING AND HEALTH ON THE STUDENT WITH PROGRESSIVE DIAPHYSIAL DYSPLASIA”
Authors: Galrinho, Nuno Alexandre dos Santos
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Educação Física; Prática Desenvolvida; Prática Pedagógica; Patologia; Displasia Diafisária Progressiva/Saúde e Bem-Estar/Atividade Física; Physical Education; Developed Practice; Pedagogical Practice; Pathology; Progressive Diaphyseal Dysplasia / Health and Wellness / Physical
Issue Date: 27-Jul-2020
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO, DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO, JUNTO DA TURMA DO 9ºA, NO ANO LETIVO DE 2019-2020 “IMPACTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NO BEM-ESTAR E SAÚDE NO ALUNO COM DISPLASIA DIAFISÁRIA PROGRESSIVA”
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: Este trabalho vem complementar todo um processo de estudo na área da Educação Física, começando na Licenciatura e finalizando agora com o Mestrado. Durante este percurso, todo ele feito por etapas, foi-nos transmitido conhecimentos e ferramentas para sejamos bons profissionais no futuro. Aqui, foi-nos dado a conhecer os métodos constituintes da programação de um ano letivo e de que forma, progressiva, se processa esta metodologia, assim como na aplicação de metodologias diferenciadas no ensino, baseando-nos em observações práticas e na sua prática em si.A realização do EP, é por isso uma fase de extrema importância, pois é aqui que adequamos a teoria na prática e de onde temos forma de conhecer o meio escolar e todo o processo envolvente ao mesmo, por certo não saímos deste estágio professores feitos, mas contribui numa grande parte, os conhecimentos que dele tiramos proveito.Em suma, este relatório de estágio analisa criticamente toda a prática pedagógica, durante a sua concretização, com o objetivo de adquirir conhecimentos, aplicando as aprendizagens desenvolvidas em virtude de ganhar competências profissionais e pedagógicas, através da prática realizada.O trabalho de estágio, foi realizado na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, tendo sob minha tutoria uma turma do 9º A.De referir ainda que todo o trabalho pensado ou trabalhado, depende tanto do meio escolar envolvente, como dos alunos e das formas de aprendizagens necessárias, de forma a formar um processo de ensino-aprendizagem adequado à turma e às caraterísticas dos alunos. Somando a isto, ainda houve a realização de um tema-problema associado a um estudo de caso de uma aluna de 11 anos, que sofre de uma patologia descrita como Displasia Diafisária Progressiva, cujo objetivo foi avaliar esta patologia, com o impacto da Educação Física adaptada no bem-estar e saúde.
This work complements a whole study process in the field of Physical Education, starting at the graduation and ending now with the Master's. During this journey, all done in stages, we were given knowledge and tools to be good professionals in the future. Here, we were introduced to the methods that make up the programming of an academic year and how, progressively, this methodology is processed, as well as the application of different methodologies in teaching, based on practical observations and its practice in itself.The realization of the EP is, therefore, an extremely important phase, as it is here that we adapt the theory in practice and where we have a way of getting to know the school environment and the whole process surrounding it, we certainly did not leave this stage made teachers, but it contributes in a large part, the knowledge that we benefit from it.In short, this internship report critically analyzes all pedagogical practice, during its implementation, with the objective of acquiring knowledge, applying the learning developed by virtue of gaining professional and pedagogical skills, through the practice performed.The internship work was carried out at the Basic School of Vilarinho do Bairro, under my tutelage a class from the 9th A.It should also be noted that all the work thought or worked on, depends both on the surrounding school environment, on the students and on the necessary forms of learning, in order to form a teaching-learning process appropriate to the class and to the characteristics of the students. Adding to this, there was also the realization of a problem theme associated with a case study of an 11-year-old student, who suffers from a pathology described as Progressive Diaphyseal Dysplasia, whose objective was to evaluate this pathology, with the impact of Physical Education adapted to well-being and health.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/96634
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_ Estg1920_Nuno Galrinho.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

4
checked on Dec 24, 2021

Download(s)

1
checked on Dec 24, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons