Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96633
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorMarques, Luís Fernando Vilas Ferreira-
dc.date.accessioned2021-12-09T23:00:39Z-
dc.date.available2021-12-09T23:00:39Z-
dc.date.issued2020-07-24-
dc.date.submitted2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96633-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractO Estágio Pedagógico é considerado a etapa final de um longo processo de formação profissional e académica. É o momento de formação final que insere o estagiário num contexto aproximado do real, obrigando a aplicar e a mobilizar todos os seus conhecimentos adquiridos e a relacioná-los com as suas ideias e convicções. O relatório de estágio engloba todo o trabalho realizado no Estágio Pedagógico, onde é realizada uma reflexão crítica fundamentada cientificamente de todas as experiências vivenciadas, referindo todas as aprendizagens alcançadas e principais dificuldades que se foram verificando ao longo de todo o ano letivo, derivadas da prática pedagógica junto da turma B do 10º ano da Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos, no ano letivo 2019/2020, localizada em Vila Nova de Poiares. A estrutura deste relatório assenta em três capítulos principais onde é realizada a Contextualização da Prática Desenvolvida (primeiro capítulo), a Análise Reflexiva Sobre a Prática Pedagógica (segundo capítulo) e o Aprofundamento do Tema-Problema (terceiro capítulo). O aprofundamento do tema-problema, visa verificar a validade do processo de heteroavaliação como meio de adquirir conhecimento teórico. O estudo realizado surgiu de uma problemática evidenciada na turma, onde os alunos demonstraram um nível baixo de conhecimentos teóricos relativos às diferentes matérias da Educação Física, traduzindo-se em complicações na prática. Neste sentido, surgiu a ideia de utilizar a heteroavaliação para satisfazer as carências observadas e, com isso, tornar mais eficaz as suas aprendizagens.por
dc.description.abstractThe Teacher Training is considered the final stage of a long process of professional and academic formation. It is the final training moment that places the trainee in a context close to reality, obliging him/her to apply and mobilize all acquired knowledge and relate it to his/her ideas and convictions.This report includes all the work done in the Teacher Training, where a scientifically based critical reflection of all the experiences is carried out, referring to all the learning achieved and the main difficulties that have been verified throughout the school year, derived from the pedagogical practice in Class B of the 10th grade of Escola Básica 2/3 S. Dr. Daniel de Matos, in the school year 2019/2020, located in Vila Nova de Poiares.The structure of this report is based on three main chapters where the Contextualization of the Practice Developed (first chapter), the Reflective Analysis on the Pedagogical Practice (second chapter) and the Deepening of the Problem-Theme (third chapter) are carried out.The Problem In-depth Analysis aims to verify the validity of the process of heteroevaluation as a mean of acquiring theoretical knowledge. The study steamed from a problem diagnosed in class, where the students demonstrated a low level of theoretical knowledge related to the different subjects of Physical Education, resulting in complications in practice. In this sense, the idea of using heteroevaluation to satisfy the observed deficiencies and, with that, make more effective the pupils' learning.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectConhecimentos Teóricospor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectHeteroavaliaçãopor
dc.subjectIntervenção Pedagógicapor
dc.subjectTheoretical Knowledgeeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectHeteroevaluationeng
dc.subjectEducational Interventioneng
dc.titleRelatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2,3/S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma B do 10ºano no Ano Letivo de 2019/2020por
dc.title.alternativeTeacher Training Report Developed in Escola Básica 2,3/S. Dr. Daniel de Matos in Class B of the 10th grade in the School Year 2019/2020eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Desenvolvido na Escola Básica 2,3/S. Dr. Daniel de Matos Junto da Turma B do 10ºano no Ano Letivo de 2019/2020por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202808521-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMarques, Luís Fernando Vilas Ferreira::0000-0003-0875-3771-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.degree.elementojuriMendes, Pedro Cabral-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Final LuísM.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

64
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

37
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons