Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96627
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º ciclos de Vilarinho do Bairro junto da turma 8ºB no ano letivo 2019/2020 -"Resultados da aplicação e desenvolvimento do programa fitescola na aptidão neuromuscular dos alunos do 8º ano"
Other Titles: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE BASIC SCHOOL 2nd AND 3rd VILARINHO DO BAIRRO CYCLES TOGETHER WITH THE 8ºB CLASS IN THE 2019/2020 SCHEDULE "RESULTS OF THE APPLICATION AND DEVELOPMENT OF THE PHYSICAL SCHOOL PROGRAM IN THE NEUROMUSCULAR STUDY OF THE 8 STUDENTS"
Authors: Amaral, Sílvia Alexandra Santos
Orientador: Massart, Alain Guy Marie
Keywords: Educação Física; Aptidão Física; IMC; Zona Saudável; Zona Não Saudável; PE; Physical aptitude; BMI; Healthy Zone; Unhealthy Zone.
Issue Date: 27-Jul-2020
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS DE VILARINHO DO BAIRRO JUNTO DA TURMA 8ºB NO ANO LETIVO 2019/2020 "RESULTADOS DA APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA FITESCOLA NA APTIDÃO NEUROMUSCULAR DOS ALUNOS DO 8º ANO"
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: Este relatório de estágio descreve e analisa de forma crítica toda a prática pedagógica desenvolvida durante a realização do Estágio Pedagógico. Esta fase da nossa formação dita o fim de uma etapa da nossa vida académica e representa o conhecimento e as competências pedagógicas adquiridas e das aprendizagens desenvolvidas em contexto real. O estágio pedagógico foi desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos Vilarinho do Bairro, em Anadia, junto da turma B do 8º ano, no ano letivo 2019/2020. Este relatório tem como objetivo principal refletir sobre o trabalho desenvolvido em contexto prático, a prática docente. Assim, numa primeira fase é descrita a contextualização da prática desenvolvida e como etapa fundamental deste relatório são refletidas as práticas pedagógicas desenvolvidas e as restantes áreas de intervenção. Simultaneamente ao estágio pedagógico, foi analisado e aprofundado o tema-problema a partir do qual se pretendeu estudar resultados da aplicação e desenvolvimento do programa Fitescola na aptidão neuromuscular dos alunos identificando quais os alunos que estão na zona saudável ou Zona não saudável e procedendo à sua alteração Neste sentido, o estudo teve como principal objetivo realizar duas vezes os exercícios do programa Fitescolas, a nível de IMC, Abdominais, Flexões e Impulsão Horizontal.No início do primeiro período foram realizados os testes do programa Fitescola, onde obtivemos os primeiros resultados dos alunos a nível da sua AF, após ter escolhido este tema desenvolvi um circuito de força onde era realizado em todas as aulas de 90’ ou entre modalidades. Para conseguir os melhores resultados no segundo período voltamos a realizar os testes para os alunos, a verificar o nível deles. Para ter uma maior veracidade nos resultados devia ter realizado os testes no final do 2º período mas não foi possível devido ao Covid-19.O primeiro momento de recolha de dados do Fitescola foi a 19 e 26 de Setembro, e o segundo momento de recolha foi a 12 de Dezembro. Este género de circuitos, foi aplicado no início das aulas, ou entre modalidades, e ainda exercícios de condição física juntamente com modalidades em circuito, deste modo foi aplicado sete vezes, uma vez por semana com duração entre 10 a 15 minutos
This internship report critically describes and analyzes all the pedagogical practice developed during the accomplishment of the Pedagogical Internship. This stage of our training dictates the end of a stage in our academic life and represents the knowledge and pedagogical skills acquired and the learning developed in a real context. The pedagogical internship was developed at Escola Básica 2º and 3º Ciclos Vilarinho do Bairro, in Anadia, together with class B of the 8th year, in the academic year 2019/2020. This report has as main objective to reflect on the work developed in a practical context, the teaching practice. Thus, in a first phase, the context of the developed practice is described and as a fundamental step in this report, the pedagogical practices developed and the remaining areas of intervention are reflected. Simultaneously to the pedagogical internship, the problem theme from which it was intended to study the results of the application and development of the phycho school program on the neuromuscular aptitude of students was analyzed and deepened, identifying which students are in the healthy or unhealthy zone and proceeding to their alteration In this sense, the main objective of the study was to perform the exercises of the Fitescolas program twice, at the level of BMI, sit-ups, push-ups and horizontal impulse.At the beginning of the first period the tests of the Fitescola program were carried out, where we obtained the first results of the students at the level of their AF, after choosing this theme I developed a strength circuit where it was carried out in all 90 'classes or between modalities. In order to achieve the best results in the second period, we again carry out the tests for the students, to check their level. To have greater accuracy in the results, I should have performed the tests at the end of the 2nd period, but it was not possible due to Covid-19.Fitescola's first data collection moment was on the 19th and 26th of September, and the second moment of collection was on the 12th of December. This type of circuit, was applied at the beginning of classes, or between modalities, and also physical exercises together with circuit modalities, in this way it was applied seven times, once a week lasting between 10 and 15 minutes.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: https://hdl.handle.net/10316/96627
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio de Estagio final Sílvia Amaral 2012147363.pdf2.38 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

163
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

118
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons