Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96626
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE S. BERNARDO – AVEIRO NO ANO LETIVO DE 2019/2020
Other Titles: PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE BASIC SCHOOL OF S. BERNARDO - AVEIRO IN THE 2019/2020 Academic Year
Authors: Pinho, Pedro Gonçalo da Costa
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Educação Física; Estágio Pedagógico; Prática Pedagógica; Processo; Physical Education; Teacher Training; Pedagogical Practice; Process
Issue Date: 28-Jul-2020
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA DE S. BERNARDO – AVEIRO NO ANO LETIVO DE 2019/2020
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e evidencia todo o processo desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico. Nesse sentido, o Estágio Pedagógico culmina com as aprendizagens desenvolvidas ao longo de três anos de licenciatura e, agora, 2 anos de mestrado, representando assim a transição de aluno para professor. O Estágio Pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escolas José Estêvão, em Aveiro, com a turma H do 8º ano de escolaridade, a decorrer no ano letivo de 2019/2020. Este relatório representa o processo desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, desde o início do mesmo até ao final, não se descurando os sucessos ou os fracassos, mas sim tentando-os interligar e fazer perceber que ambos fazem parte do caminho e deste processo que agora terminou. Sendo assim, este relatório está estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo engloba a Contextualização da Prática Pedagógica, onde se procura dar a conhecer todo o meio envolvente da escola, o agrupamento, a turma, o núcleo de estágio e os docentes do grupo disciplinar. No segundo capítulo é exposto o processo desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico e divide-se em quatro áreas, sendo elas as Atividades de EnsinoAprendizagem, Atividades de Organização e Gestão Escolar, Projetos e Parcerias Educativas e Atitude Ético-Profissional e, em cada uma destas áreas é descrito todo o trabalho realizado ao longo do ano letivo. Por fim, o terceiro capítulo coincide com a parte investigativa, na qual desenvolvemos um estudo sobre a convergência das perceções de professores e alunos relativamente à respetiva intervenção pedagógica.
This report falls within the scope of the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education and portrays the entire process developed during the Teacher Training. In this sense, the Pedagogical Internship culminates with the learning developed over a three-year degree and, now, 2 years of master's degree, thus representing the transition from student to teacher. The Pedagogical Internship was held at the José Estêvão School Group, in Aveiro, with the class H of 8th grade, taking place in the academic year 2019/2020. This report represents the entire process developed throughout the Teacher Training, from the beginning of it to the end, not neglecting successes or failures, but trying to interconnect them and making it known that both are part of the path and this process that is now over. Therefore, this report is structured in three chapters. The first chapter encompasses the Contextualization of Pedagogical Practice, which seeks to make the whole of the school's surroundings known, the group, the class, the internship group and the teachers of the disciplinary group. The second chapter is more practical, portraying the entire process developed during the Teacher Training. It is divided into four areas, namely TeachingLearning Activities, Organization and School Management Activities, Projects and Educational Partnerships and Ethical-Professional Attitude and, in each of these areas, all the work carried out throughout the year must be described. Finally, the third chapter coincides with the investigative part, in which we developed a study on the convergence of the perceptions of teachers and students regarding their pedagogical intervention.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/96626
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1920_Pedro_Pinho.pdf4.02 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

3
checked on Dec 24, 2021

Download(s)

1
checked on Dec 24, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons