Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96581
Title: A Escrita e a Avaliação por rubricas através da Google Classroom: Uma aplicação didática no 12.º ano
Other Titles: Writing and Assessment by rubrics through Google Classroom: A didactic application in the 12th year
Authors: Rodrigues, Cárita dos Santos
Orientador: Fernandes, Anabela Santos
Keywords: avaliação por rubricas; Google Classroom; feedback da professora; reescrita dos textos; competência escrita; rubric evaluation; Google Classroom; teacher feedback; rewriting of texts; written competence
Issue Date: 21-Jul-2021
Serial title, monograph or event: A Escrita e a Avaliação por rubricas através da Google Classroom: Uma aplicação didática no 12.º ano
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente relatório de estágio apresenta o trabalho contextualizado na prática pedagógica supervisionada do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, assim como no estudo de caso exploratório sobre a escrita e a avaliação por rubricas através da Google Classroom, desenvolvido numa turma de 12. ° ano.Na primeira parte, após a caracterização do contexto socioeducativo em que teve lugar o estágio pedagógico, é feita uma descrição e reflexão critica sobre o trabalho desenvolvido durante o ano letivo de 2020/2021. Na segunda parte do relatório, é apresentado o enquadramento teórico do tema de investigação e o estudo de caso aplicado no contexto escolar acima referido, a partir do qual se pretende mostrar que o desenvolvimento da expressão escrita é potenciado por uma avaliação formativa organizada por rubricas, mediada por plataformas digitais de gestão de aprendizagem. A execução deste trabalho teve como finalidade perceber de que modo a avaliação por rubricas descreve e promove o desempenho na produção escrita. Para isso, definiram-se como objetivos de investigação: (i) descrever a proficiência escrita dos alunos mediante a avaliação por rubricas; (ii) compreender o modo como o feedback da professora se reflete na reescrita dos textos; (iii) descrever o efeito da avaliação por rubricas no desempenho da produção escrita. Depois da análise das produções escritas e das respostas ao questionário sobre as aplicações didáticas, foi possível quer reconhecer os seus efeitos positivos quer registar uma redução significativa de ocorrências de áreas críticas da aprendizagem. A perceção dos discentes sobre as atividades, por sua vez, mostrou que o feedback da professora e a utilização de uma avaliação por rubricas foram estratégias que os ajudaram a melhorar a sua competência escrita.
This report presents the work contextualized in the supervised pedagogical practice of the Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and in Secondary Education, as well as in the exploratory case study on writing and evaluation by rubrics through Google Classroom, developed in a 12th grade class.In the first part, after the characterization of the socio-educational context in which the pedagogical internship took place, a description and critical reflection on the work developed during the 2020/2021 school year is made. The second part of the report presents the theoretical framework of the research theme and the case study applied in the school context mentioned above, from which it is intended to show that the development of written expression is enhanced by a formative assessment organized by rubrics, mediated by digital learning management platforms. The purpose of this work was to understand how the rubric evaluation describes and promotes performance in written production. For this purpose, the following research objectives were defined: (i) to describe the students' writing proficiency through rubric assessment; (ii) understand how the teacher's feedback is reflected in the rewriting of texts; (iii) describe the effect of rubric evaluation on written production performance. After analyzing the written productions and the responses to the questionnaire on didactic applications, it was possible either to recognize their positive effects or to register a significant reduction in occurrences in critical areas of learning. The students' perception of the activities, in turn, showed that the teacher's feedback and the use of an assessment by rubrics were strategies that helped them to improve their writing competence.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/96581
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
CaritaRodrigues_versaofinal.pdf5.44 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

17
checked on Dec 24, 2021

Download(s)

22
checked on Dec 24, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons