Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96573
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
dc.contributor.authorEspeciosa, Maria Olímpia Fernandes-
dc.date.accessioned2021-11-26T23:00:51Z-
dc.date.available2021-11-26T23:00:51Z-
dc.date.issued2021-09-08-
dc.date.submitted2021-11-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96573-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado ao longo da prática pedagógica supervisionada do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário. O trabalho descreve um estudo de caso científico-didático sobre o ensino explícito da sequência textual argumentativa e o seu contributo para o desenvolvimento do desempenho dos alunos na estruturação do discurso na aula de Português do Ensino Secundário e, por outro lado, o modo como a integração e mobilização de saberes desenvolve a capacidade de argumentação dos alunos do Ensino Secundário na área disciplinar do Latim. As aplicações didáticas foram realizadas em Português numa turma de 12.º ano e em Latim numa turma de 11.º ano. Este Relatório divide-se em duas partes: a primeira parte contém dois capítulos, um com a contextualização socioeducativa, outro com a descrição da prática pedagógica supervisionada e respetiva reflexão crítica. A segunda parte compreende, também, dois capítulos, um constituído pelo enquadramento teórico e o último em que se demonstra o procedimento metodológico usado, a reprodução do processo de didatização e a análise dos dados obtidos. Na elaboração teórica deste trabalho observou-se a dimensão textual/discursiva da sequência textual argumentativa em contexto escolar, com destaque para as marcas de género textual no texto de opinião. Considerou-se a evolução histórica da argumentação, tendo sido dada relevância aos conceitos clássicos de retórica e ars oratoria. As aplicações didáticas permitiram concluir que a integração e mobilização de saberes desenvolve a capacidade de argumentação dos alunos.por
dc.description.abstractThis report was written during the supervised teaching practice of the Master's in Teaching Portuguese in the 3rd cycle of basic education and secondary education and Latin in secondary education. The work describes a scientific-didactic case study about the explicit teaching of the argumentative textual sequence and its contribution to the development of the students' performance in the structuring of discourse in the Portuguese class in secondary school and, on the other hand, how the integration and mobilization of knowledge develops the argumentative capacity of secondary school students in the disciplinary area of Latin. The didactic applications were carried out in Portuguese in a 12th grade course and in Latin in a 11th grade course. This report is divided into two parts: the first part contains two chapters, one with the socio-educational contextualization, the other with the description of the supervised teaching practice and its critical reflection. The second part also includes two chapters, one consisting of the theoretical framework and the last demonstrating the methodological procedure used, the reproduction of the teaching process and the analysis of the data obtained.In the theoretical elaboration of this work we observed the textual/discursive dimension of the argumentative textual sequence in school context, with emphasis on the marks of textual genre in the opinion text. The historical evolution of argumentation was considered, with relevance given to the classical concepts of rhetoric and ars oratoria. The didactic applications allowed us to conclude that the integration and mobilization of knowledge develops students' argumentation skills.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectargumentaçãopor
dc.subjectsequências textuais argumentativaspor
dc.subjecttexto de opiniãopor
dc.subjectretóricapor
dc.subjectars oratoriapor
dc.subjectargumentationeng
dc.subjectargumentative text sequenceseng
dc.subjectopinion texteng
dc.subjectrhetoriceng
dc.subjectoratoryeng
dc.titleA argumentação em Português e em Latim: Aplicações Didáticas.por
dc.title.alternativeArgumentation in Portuguese and Latin: Didactic Applications.eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleA argumentação em Português e em Latim: Aplicações Didáticas.por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202801209-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Latim no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorEspeciosa, Maria Olímpia Fernandes::0000-0001-9519-6859-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriPereira, Susana Maria Duarte da Hora Marques-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.degree.elementojuriLourenço, Frederico Maria Bio-
uc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
MariaEspeciosa_versaofinal.pdf11.89 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

56
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

137
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons