Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96568
Title: A rádio no online e os níveis de interação a partir das redes sociais: o caso da GOLO FM
Other Titles: Online radio and levels of interaction from social networks: the case of GOLO FM
Authors: Simões, Miguel André Tomás
Orientador: Amaral, Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque
Keywords: Rádio; Internet; Redes Sociais; Diretos; Interação; Radio; Internet; Social Networks; Lives; Interaction
Issue Date: 20-Jul-2021
Serial title, monograph or event: A rádio no online e os níveis de interação a partir das redes sociais: o caso da GOLO FM
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: Perante um sistema comunicacional em constantes alterações, a rádio manteve a narrativa singular que lhe é intrínseca, mas não teve outra alternativa senão a de acompanhar toda a evolução tecnológica verificada nas últimas décadas. No presente trabalho, refletimos sobre a crescente migração dos modelos comunicacionais radiofónicos para o online e para a afirmação do meio nas redes sociais, permitindo-se o estabelecimento de múltiplas formas de interação e de alcance do público. Com a incorporação das ferramentas oferecidas pela Internet, a rádio alargou os horizontes comunicacionais e abriu caminho ao diálogo entre os utilizadores, face à arquitetura da rede interativa disponibilizada pelas novas plataformas digitais, onde converge igualmente uma multiplicidade de conteúdos e de informações.É objetivo do presente estudo compreender as rotinas produtivas da GOLO FM, o respetivo aproveitamento no panorama das redes sociais e os aspetos que têm aumentado a perceção da rádio entre os utilizadores dos novos espaços digitais. Estas plataformas que misturam texto, imagem e som têm registado uma crescente adesão por parte da sociedade, de tal forma que esse fator levou à aposta da rádio na emissão de parte da programação através de lives, sobretudo de relatos de jogos de futebol, dada a especialização do órgão de comunicação.Com o intuito de analisar os níveis de audiência da GOLO FM no Facebook, recolhemos os dados relativos às interações (reações, comentários e partilhas) e os valores das visualizações e do alcance dos lives emitidos durante o período de estágio. Posto isto, decidimos especificar a análise num período de duas semanas para observar com detalhe a relação entre os níveis de interação (nomeadamente as partilhas e as reações e comentários gerados a partir das mesmas) e os valores das visualizações e do alcance. Um dos resultados mais relevantes do estudo prendeu-se precisamente à ampliação externa proveniente das partilhas, ficando percetível que as shares tendem em atrair mais interações, mas sobretudo mais visualizações e alcance.
In the presence of a changing communicational system, the radio kept the unique narrative that is intrinsic to it, but had no alternative but to follow all the technological evolution verified in the last decades. In this work, we reflect on the growing migration of radio communicational models to online and for the affirmation of the medium in social networks, allowing the establishment of multiple forms of interaction and reach of the public. With the incorporation of the tools offered by the Internet, the radio has broadened its communicational horizons and opened the way for dialogue between users, given the architecture of the interactive network made available by the new digital platforms, where a multitude of content and information also converge.The objective of this study is to understand the productive routines of GOLO FM, their use in the panorama of social networks and the aspects that have increased the perception of radio among users of new digital spaces. These platforms that mix text, image and sound have registered a growing adhesion on the part of society, in such a way that this factor led to the radio's commitment to broadcasting part of the programming through lives, especially reports of football matches, given the specialization of the media.In order to analyze the audience levels of GOLO FM on Facebook, we collected data related to interactions (reactions, comments and shares) and the values of views and reach of the lives broadcast during the internship period. Then, we decided to specify the analysis over a two-week period to observe in detail the relationship between the levels of interaction (namely the shares and reactions and comments generated from them) and the values of views and reach. One of the most relevant results of the study was precisely linked to the external expansion resulting from shares, making it clear that shares tend to attract more interactions, but above all more views and reach.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/96568
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
MiguelSimoes_versaofinal.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

15
checked on Dec 24, 2021

Download(s)

15
checked on Dec 24, 2021

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons