Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/96563
Title: A Comunicação nas Organizações Culturais - Proposta de um modelo teórico de website para os serviços de informação
Other Titles: Communication in Cultural Organizations - Proposal of a theoretical website model for information services
Authors: Silva, Ana Luísa Gonçalves da
Orientador: Marques, Maria Beatriz Pinto de Sá Moscoso
Keywords: Comunicação; Comunicação Organizacional; Serviços de Informação; Website; Análise SWOT; Communication; Organizational Communication; Information Services; Web site; SWOT analysis
Issue Date: 10-Sep-2021
Serial title, monograph or event: A Comunicação nas Organizações Culturais - Proposta de um modelo teórico de website para os serviços de informação
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: Com a Internet cada vez mais presente no quotidiano da sociedade, é importante que as organizações estejam presentes nas plataformas digitais. Os Serviços de Informação não são exceção. Investir numa presença online forte trará diversos benefícios tanto à organização como à comunidade onde se insere. A organização tornar-se-á capaz de alcançar um maior número de utilizadores, ganhando dessa forma um maior reconhecimento social. Além disso, permitirá ao utilizador aceder à sua informação sem quaisquer restrições geográficas ou temporais. Desse modo, no presente trabalho será analisado como desenvolver um website para os Serviços de Informação. A elaboração de um website que seja capaz de ser aplicado a qualquer Serviço de Informação não pode entrar em especificações aprofundadas, mas, também, não pode ser demasiado generalista. Deste modo, ao elaborar o website é primordial identificar quais os diversos pontos em comum entre estas organizações, ou seja, entre os arquivos, bibliotecas e museus. Pontos estes que poderão ser, por exemplo, o facto de todas poderem realizar exposições, possuir uma loja, realizar eventos nos seus edifícios. Há, além disso, que ter em conta diversos aspetos ao nível do design do website, já que este deve ser acessível e compreensível a qualquer utilizador independentemente das suas necessidades físicas e/ou cognitivas.O principal objetivo deste trabalho é o de elaborar um modelo teórico-prático de um website que se possa aplicar aos diversos Serviços de Informação (arquivos, bibliotecas e museus). Para tal, foi realizada uma investigação qualitativa-descritiva, tendo por base a pesquisa bibliográfica e recorrendo à análise de conteúdo. Neste contexto, analisou-se a visão sistémica da informação e da comunicação organizacional e dos Serviços de Informação de arquivo, biblioteca e museu, tentando-se perceber a política de comunicação nestas organizações. Para a elaboração do website, começou-se por determinar os conteúdos que deveriam estar presentes, bem como, quais as normas gerais ao nível do seu design. Posteriormente, faz-se um levantamento dos websites de todos os Serviços de Informação na Ilha da Madeira, seguindo-se uma análise SWOT dos mesmos. Através desta análise, concluiu-se que, apesar da era Digital em que vivemos, ainda há muitos Serviços de Informação que não possuem website ou, em alguns casos, estão “hospedados” no website de uma outra organização, o que não possibilita a integridade dos mesmos. Deste modo, num momento final, foi concebido, com base no modelo teórico elaborado, um exemplo prático de um website de um Serviço de Informação, tendo como fundamentação toda a informação disponibilizada pela Quinta das Cruzes. Com esta investigação, observou-se que na Ilha da Madeira apesar de existirem diversos serviços de informação estes ou não se encontram presentes online ou o seu website não é completo. Daí surgir a necessidade de criar um modelo teórico que possa orientar estas organizações no futuro.
With the Internet increasingly present in society's daily life, it is important for organizations to be present on digital platforms. Information Services are no exception. Investing in a strong online presence will bring several benefits to both the organization and the community in which it operates. The organization will be able to reach a greater number of users, thereby gaining greater social recognition. Furthermore, it will allow the user to access their information without any geographical or temporal restrictions. Thus, this work will analyze how to develop a website for Information Services.The elaboration of a website that is capable of being applied to any Information Service cannot go into detailed specifications and neither can it be too general. Thus, when preparing the website, it’s essential to identify the different points in common between these organizations, that is, between archives, libraries and museums. These points could be, for example, the fact that all of them can hold exhibitions, own a shop, hold events in their buildings. It’s also necessary to take into account several aspects of the website design, as it must be accessible and understandable to any user, regardless of their physical and/or cognitive needs.The main objective of this work is to develop a theoretical-practical model of a website that can be applied to various Information Services (archives, libraries and museums). To this end, a qualitative-descriptive investigation was carried out, based on bibliographical research and resorting to content analysis. In this context, we analyzed the systemic view of information and organizational communication, and Archive, Library and Museum Information Services, trying to understand the communication policy in these organizations. For the elaboration of the website, it was started by determining the contents that should be present, as well as the general standards in terms of its design. Subsequently, a survey of the websites of all Information Services in Madeira Island is carried out, followed by a SWOT analysis. Through this analysis, it was concluded that, despite the Digital age we live in, there are still many Information Services that do not have a website or, in some cases, are "hosted" on the website of another organization, which does not allow for integrity of the same. Thus, in a final moment, based on the theoretical model developed, a practical example of an Information Service website was conceived, based on all the information provided by Quinta das Cruzes.With this investigation, it was observed that in Madeira Island, although there are several information services, they are either not present online or their websites are not complete. Hence the need to create a theoretical model that can guide these organizations in the future.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
URI: http://hdl.handle.net/10316/96563
Rights: openAccess
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