Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96552
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dc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
dc.contributor.authorAmaral, Francisca Filomena Andrade Ramos-
dc.date.accessioned2021-11-26T23:00:17Z-
dc.date.available2021-11-26T23:00:17Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.date.submitted2021-11-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96552-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio expõe um estudo de caso científico-didático relativo ao efeito da coesão lexical, no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, integrado na Prática Pedagógica Supervisionada de Português e contextualizado numa turma do 11.º ano do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. Com esta pesquisa, pretendeu-se aferir de que forma a coesão lexical melhora a produção escrita dos/as alunos/as e de que modo a coesão lexical potencia o conhecimento lexical no domínio da Escrita. Para tal, definiram-se como objetivos de investigação: (i) descrever os mecanismos linguísticos de coesão lexical utilizados pelos/as alunos/as nas produções escritas; (ii) descrever o tipo de mecanismos linguísticos de coesão lexical mais presente nas produções escritas dos/as alunos/as; e (iii) descrever o padrão de erros de coesão lexical mais frequente nas produções escritas dos/as alunos/as. Neste sentido, através da didatização, pretendeu-se levar os/as alunos/as a (i) compreender processos de coesão e de progressão do texto, como a anáfora, e a (ii) tomar consciência do efeito da coesão lexical na compreensão textual e na qualidade das suas produções escritas. Considerando os resultados obtidos mediante a análise das respostas dos/as alunos/as aos diversos instrumentos de recolha de dados, julga-se que a aplicação didática surtiu efeitos positivos. Com efeito, durante e após a didatização, não só os textos dos/as alunos/as evidenciaram uma maior diversidade de mecanismos de coesão lexical, como também a perceção dos/as alunos/as acerca das atividades indica que a utilização de estruturas coesivas na área do léxico potencia uma melhoria da competência comunicativa, especialmente no domínio da Escrita.por
dc.description.abstractThis report exposes a case study of the lexical cohesion effect. It was developed in the teacher training practice of Portuguese in one 11th grade class belonging to the Scientific-Humanistic of Sciences and Technologies course in the aim of the Master in Ensino de Português no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. This thesis will assess how lexical cohesion improves students' written production and how lexical cohesion improves lexical knowledge in the domain of Writing. The research aims were: (i) to describe the linguistic mechanisms of lexical cohesion used by students in written productions; (ii) to describe the type of linguistic mechanisms of lexical cohesion that are most frequent in the written productions of students; and (iii) to describe the most frequent pattern of lexical cohesion errors in students' written productions. Thus, through this methodological approach, we intended to lead students (i) to understand processes of cohesion and progression of the text, such as anaphora, and (ii) to become aware of the effect of lexical cohesion in textual comprehension and in the quality of their written production. Considering the results obtained through data analysis, we believe that the didactic application had positive effects. In fact, during and after the didactic applications, not only the students' texts revealed a greater diversity of lexical cohesion mechanisms, but also the students' perception of the activities indicates that the use of cohesive structures in the lexicon area enhances an improvement in communicative competence, especially in the domain of Writing.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectcoesão lexicalpor
dc.subjectconhecimento lexicalpor
dc.subjectensino da língua e ensino da literaturapor
dc.subjectprodução escritapor
dc.subjectconsciência metalinguísticapor
dc.subjectlexical cohesioneng
dc.subjectlexical knowledgeeng
dc.subjectliterature and language teachingeng
dc.subjectwritingeng
dc.subjectmetalanguage competenceeng
dc.titleO Efeito da Coesão Lexical: Uma Aplicação Didática no 11.º Anopor
dc.title.alternativeThe Lexical Cohesion Effect: A Didactic Application in the 11th Gradeeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO Efeito da Coesão Lexical: Uma Aplicação Didática no 11.º Anopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202801101-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAmaral, Francisca Filomena Andrade Ramos::0000-0001-6968-3557-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriPereira, Maria Isabel Pires-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Maria da Conceição Carapinha-
uc.contributor.advisorFernandes, Anabela Santos-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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