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Title: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Other Titles: EARLY YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION IN TIMES OF SOCIAL ISOLATION
Authors: Manzoli, Iris
Orientador: Nascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira
Keywords: Ciências da Educação; Ensino Fundamental; ensino remoto; isolamento social; Educational Sciences; Elementary School; remote teaching; social isolation
Issue Date: 29-Jul-2021
Serial title, monograph or event: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
Place of publication or event: Brasil
Abstract: O presente relatório refere-se ao trabalho desenvolvido durante o estágio curricular no contexto da realização do Mestrado em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, no Colégio São João, em Ilhabela/Brasil. É exposto, aqui, o estágio realizado na instituição privada Colégio São João, no decorrer do ano letivo de 2020, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental. Importante destacar que esta é uma fase de transição para as crianças entre 6 e 7 anos de idade que saem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, período que além de iniciar o processo de alfabetização, prepara os alunos para a vida escolar de forma significativa. Deve-se enfatizar que o estágio ocorreu em um ano de dificuldades e adaptações para a educação, em decorrência da pandemia do COVID-19. De tal maneira que a educação brasileira, e mundial, tiveram de traçar medidas emergenciais para atender aos alunos por meio do ensino remoto, devido ao isolamento social para conter a propagação do vírus. Ao longo do ano letivo foi conciliado o papel de professora com mestranda em Ciências da Educação, levando em consideração as necessidades do Colégio e demandas dos alunos no que diz respeito ao ensino remoto, a pandemia e a pouca idade dos estudantes. Para tal, foi relevante planejar e reunir com corpo pedagógico institucional para articular possíveis intervenções diante deste limitado cenário da educação em 2020. O foco central deste relatório é descrever as propostas desenvolvidas ao longo do estágio, que visaram, essencialmente, possibilitar que os meios de comunicação virtuais aproximassem criança e escola em tempos de isolamento social. Para tanto, foi necessário promover um maior vínculo entre escola, professoras e famílias, com o intuito de melhor apoiar as crianças em seus processos de aprendizagem e articular e otimizar o trabalho desenvolvido.
This report refers to the work developed during the curricular internship at Colégio São João, in Ilhabela/Brazil, in the context of the completion of the Master's Degree in Educational Sciences from the Faculty of Psychology and Educational Sciences at University of Coimbra. Here, the internship performed at the private institution of Colégio São João, during the academic year of 2020, in a 1st Grade Elementary School class is exposed. It is important to highlight that this is a transition phase for children between 6 and 7 years old who leave Kindergarten to Elementary School, a period that, in addition to starting the literacy process, prepares students for school life significantly.It should be emphasized that the internship took place in a year of difficulties and adaptations for education, as a result of the COVID-19 pandemic. In such a way that Brazilian and global education had to draw up emergency measures to assist students through remote education, due to social isolation, to contain the spread of the virus. Throughout the school year, the role of teacher and master's degree student in Educational Sciences was reconciled, taking into account the needs of the school and students' demands with regard to remote teaching, the pandemic and the young age of students. To this end, it was important to plan and meet with the institutional pedagogical body to articulate possible interventions in view of this limited education scenario in 2020. The central focus of this report is to describe the proposals developed during the internship, which aimed, essentially, to enable the virtual media to bring children and school closer together in times of social isolation. Therefore, it was necessary to promote a greater bond between school, teachers and families, in order to better support children in their learning processes and articulate and optimize the work developed.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10316/96535
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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